Rico em vitaminas e minerais, com um sabor adocicado, textura tenra e estaladiça, o feijão-verde é uma óptima opção saudável para incluir nas mais diversas receitas.

Originário do México, o feijão-verde pertence à família das leguminosas frescas e pode também ser denominado por vagem. Da mesma família dos feijões de casca, como o feijão manteiga, feijão branco ou feijão preto, o feijão-verde, ao contrário dos seus “primos”, pode ser consumido no seu todo, da vagem à semente. Mas dentro da variedade do feijão-verde, existem três tipos diferentes: feijão-verde ou plano, feijão redondo e feijão raiado. Apesar da cor verde ser a mais comum, também se encontra na variedade roxa e amarela.

Frescos do Horto: Feijão-verde
Frescos do Horto: Feijão-verde

O feijão-verde é uma das leguminosas menos calóricas, o que o torna um excelente aliado na perda de peso. Já o seu elevado teor de fibra ajuda a controlar os níveis de colesterol e açúcar do corpo, assim como a regular o trânsito intestinal.

Rico também em antioxidantes, a utilização do feijão-verde nas suas receitas tem inúmeros benefícios para a saúde:

  • Reduz o risco de patologia cardíaca e protege a pele: A vitamina B6 e a B9 (ácido fólico) reduzem os níveis de homocisteína no sangue, diminuindo o risco de desenvolvimento de patologia cardíaca. A presença de carotenos ajuda na prevenção de doenças cardíacas e cancerígenas e ajudam a proteger a pele.
  • Ajuda a eliminar a gordura do fígado: O feijão-verde possui colina, uma substância que auxilia no processo de excreção da gordura do fígado.
  • Promove a saúde ocular: A luteína e zeaxantina protegem a visão de danos causados pelo envelhecimento.
  • Aliado dos ossos: A presença de cálcio, vitamina K e C protegem a densidade óssea.

Frescos do Horto: Feijão-verde
Frescos do Horto: Feijão-verde

Cultive você mesmo:

O feijão-verde é sensível à geada e gosta do tempo quente. Por isso, a altura ideal para o semear na sua horta, é na Primavera, a 3 cm de profundidade. A colheita é feita no Verão, a altura perfeita para acompanhar os peixes grelhados.

Dica:

Para que consiga preservá-lo mais tempo, armazene o feijão-verde no frigorífico dentro de um saco plástico perfurado, sem lavar previamente.