Encantadoras, versáteis, perfumadas e de fácil manutenção, as trepadeiras têm o poder de embelezar qualquer jardim, varanda ou espaço exterior. É impossível resistir a uma pérgula perfumada de jasmins, uma parede com uma colorida buganvília, a uma varanda com vários apontamentos de bela-azul ou uma vinha-virgem com o seu tom avermelhado de Outono. Estas plantas são também perfeitas para esconder um muro, aplicar numa cerca para maior privacidade, ou criar sombra sob uma pérgula.
Escolha a trepadeira ideal para o seu jardim tenha ele um estilo mediterrânico, romântico ou clássico! Mas ao fazê-lo tenha em atenção a dois aspectos: os tipos de folhas das trepadeiras e a forma como se desenvolvem.
Estas pequenas “atletas” que adoram alturas, desenvolvem-se e escalam de três maneiras diferentes nos seus suportes:
- A planta trepa sobre o suporte, agarrando-se a ele através de pequenas lianas, como é o caso da Hera e da Ficus Pumila.
- A planta enrola-se sozinha em torno do suporte. Por exemplo a nossa Plumbago, a Buganvília, a Roseira e a Jasminoides.
- A planta, como é o caso da Gloriosa, encaixa-se no suporte através de ventosas produzidas pela própria planta e que permite agarrar-se bem.
As plantas trepadeiras podem ser de folha persistente, ou seja, que mantêm as suas folhas durante todo o ano, ou de folha caduca, o que significa que perde as suas folhas no Inverno. Ao utilizar várias espécies de trepadeiras diferentes consegue criar um ambiente dinâmico e renovado a cada estação!
Escolha a sua trepadeira preferida na nossa loja online!
© Horto do Campo Grande, Piqsels, Pexels