Responsabilidade Social

No Horto do Campo Grande desenvolvemos uma política de auxílio que privilegia obras de acção social, ligadas a focos de pobreza ou problemas sociais graves, estendendo também o nosso apoio a outras instituições de índole cultural e desportiva.

Centro Social e Paroquial do Campo Grande

Desde 1996 apoiamos o trabalho do Centro Social e Paroquial do Campo Grande que, junto da comunidade, trabalha em rede com as forças locais para encontrar respostas sociais adequadas a cada situação, mantendo-se atentos aos sinais dos tempos e às consequências das mudanças na estrutura social e tentando actualizar a sua acção ao serviço de quem mais precisa, com opção preferencial pelos mais frágeis e mais pobres.

Inovação social na saúde pediátrica

Fundação do Gil

A Fundação do Gil existe desde 1999 e tem como missão a promoção do bem-estar clínico, social e emocional das crianças e jovens doentes, através da criação de estruturas de apoio que lhes permitam melhorar a sua qualidade de vida, acelerar, em alguns casos, o regresso à família, e sonhar com a possibilidade de recuperar em pleno os seus projectos de vida.

Desde que foi criada, a instituição tem mantido o foco de actuação em áreas de vazio social, onde quer o Estado, quer as demais instituições, não agilizaram ainda respostas, tornando-se desta forma pioneira no desenvolvimento de projectos de saúde pediátrica e reintegração social, como a Casa do Gil e o Apoio Domiciliário.

Porque o lugar da criança não é no hospital, desde a sua fundação, a Fundação do Gil tem contado com o apoio do Horto do Campo Grande.

CECD – Centro de Educação para o Cidadão Deficiente, de Mira Sinta

O Horto do Campo Grande associou-se ao CECD de Mira Sintra e ao projecto “Plantas Solidárias”. O nosso apoio consiste na criação de postos de trabalho para que os utentes deste Centro sejam integrados no mercado profissional, estimulando desta forma a igualdade de oportunidades que pauta a nossa actuação.

Fruto desta parceria, nos Centros de Jardinagem pertencentes ao Horto do Campo Grande, é possível encontrar Plantas Solidárias. Ao adquirir estas plantas está a apoiar pessoas que sofrem de deficiência intelectual, multideficiência e outras limitações, promovendo os seus direitos e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.

CERCICA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, de Cascais

Da nossa equipa profissional do Centro de Jardinagem Quinta da Eira fazem parte jovens e adultos da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais, corroborando desta forma a cultura de inclusão que defendemos no seio da empresa.

AMI – Assistência Médica Internacional

Fundada em 1984 pelo médico-cirurgião Fernando Nobre, a AMI foi criada para intervir em situações de crise humanitária em nível mundial. Apesar das “missões” serem a sua faceta mais conhecida, em 1995 a organização inicia um projecto de apoio social a sem-abrigo e famílias carenciadas em território português: a “Porta Amiga” que têm contado com o nosso apoio.

Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro assume-se como uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e respectiva família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.

Como tal, esta Instituição tem merecido desde sempre o nosso apoio, não só a nível financeiro, como logístico, nas acções que promove.

Instituições Culturais

Teatro Nacional São Carlos
O Teatro Nacional de São Carlos, inaugurado a 30 de Junho de 1793 mantém-se como o único teatro nacional vocacionado para a produção e apresentação de ópera e de música coral e sinfónica.

O Horto do Campo Grande está ao lado da Cultura Portuguesa, prestando por isso o seu patrocínio a esta instituição cultural.

Museu da Musica
O Museu da Música é uma instituição tutelada pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) onde se encontra uma das mais ricas colecções instrumentais da Europa, além de vários espólios documentais e os acervos fonográfico e iconográfico.

Está aberto ao público desde 26 de Julho de 1994 na estação do metropolitano Alto dos Moinhos, beneficiando de um protocolo de mecenato assinado com o Horto do Campo Grande.

Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
Criada para o “recreio e instrução” de quem a visita, a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves reúne as obras de arte que foram sendo coleccionadas pelo médico oftalmologista Anastácio Gonçalves desde 1932, altura em que adquiriu a casa. Num edifício do início do século passado, expõem-se de forma permanente ou temporária vários tipos de obras, nacionais como vindas do estrangeiro, de quadros a móveis ou porcelana. Reaberta em 1997 depois de renovações destinadas a melhor acolher o visitante, a Casa-Museu assume-se agora inteiramente como um espaço de partilha e cultura. Para além da conservação e exposição do seu espólio, tem como missão a divulgação da arte, organizando diversas actividades e experiências culturais com a participação do público, como visitas orientadas, cursos ou ainda concertos. De terça (a partir das 14h) a domingo (a partir das 10h), até às 18h, estão abertas ao público exposições permanentes como também numerosas exposições temporárias

Instituições Desportivas

Não podendo ficar indiferente às grandes dificuldades que algumas instituições desportivas sentem, o Horto do Campo Grande apoia os escalões mais novos e com menos visibilidade, em diversos desportos.

Estoril Praia – Futebol Feminino
O Estoril Praia tem vindo a crescer na modalidade de futebol feminino e o Horto do Campo Grande é, desde 2011, patrocinador oficial da sua equipa de Futebol Feminino.

Depois do apoio inicial à equipa sénior que abriu em 2011, em 2014 o apoio estendeu-se também à equipa de sub-17 e à Academia, exclusivamente de futebol feminino, para meninas dos 6 aos 12 anos.

Associação de Patinagem de Setúbal
A Associação de Patinagem de Setúbal, considerada “Instituição de Utilidade Pública” em Diário da República nº 45 II Série de 23/02/2000, foi fundada em 01 de Junho de 1987, por vontade dos clubes do Distrito que se encontravam filiados nas Associações de Lisboa e Alentejo.

Desde 2014 o Horto do Campo Grande apoia a Equipa de Hóquei Benjamim (7/8 anos)

Sociedade de Educação e Recreio “Os Unidos de Leceia” – Barcarena

As origens da Sociedade de Educação e Recreio “Os Unidos de Leceia” (SERUL) remontam ao início dos anos 40 do século passado e a partir de meados da década de 70 a SERUL começou a incorporar a componente desportiva nas suas actividades.

Mercê do empenhamento de todos eles, a SERUL é hoje uma entidade reconhecida no panorama do Futsal onde, na época de 2012/2013 conquistou a Taça e a Supertaça da Associação de Futebol de Lisboa, troféus únicos em colectividades e clubes do Concelho de Oeiras, tendo disputado o Campeonato da 3ª Divisão Nacional na época de 2013/2014. O Horto do Campo Grande apoia esta equipa de Futsal.