A abertura do Andaz Lisbon, em plena Baixa Pombalina, contou com a intervenção do Horto do Campo Grande na concepção e instalação de soluções verdes ajustadas às características de cada espaço, num projecto coordenado pela Eng.ª Vera Quintas, onde a componente técnica e a identidade do hotel foram trabalhadas em estreita articulação.

Situado na Rua do Comércio, a poucos passos da Praça do Comércio e do Arco da Rua Augusta, o novo hotel de cinco estrelas assinala a chegada da marca Andaz a Portugal, trazendo consigo uma abordagem à hotelaria centrada na valorização da cultura local e numa experiência próxima do quotidiano da cidade. Este enquadramento foi determinante para a definição de todas as soluções implementadas, incluindo a componente vegetal.

Com 170 quartos e suítes, o hotel apresenta espaços onde a estética contemporânea incorpora referências à tradição portuguesa, visíveis nos materiais, nas texturas e na presença de elementos ligados à identidade de Lisboa. A diversidade de tipologias, orientações solares e ambientes exigiu uma selecção de espécies capaz de responder a diferentes condições de luz, utilização e manutenção, assegurando uma integração coerente em todo o conjunto.

Nas áreas comuns, como o lobby e o Andaz Lounge, espaço social inspirado na energia dos quiosques lisboetas, da música e do ambiente urbano, a intervenção privilegiou soluções que acompanham essa dinâmica. A presença de plantas foi pensada para reforçar a vivência do espaço, sem interferir com a sua fluidez, contribuindo para um ambiente acolhedor e alinhado com a identidade deste núcleo central do hotel.

No Luzzi, restaurante localizado no rooftop, a leitura do espaço é marcada pela relação com a cidade, com vista sobre a Baixa e o rio Tejo, e por uma proposta gastronómica que parte da herança portuguesa para uma abordagem contemporânea. Aqui, a selecção de espécies teve em conta a exposição directa às condições exteriores, como o vento, as variações térmicas e a intensidade solar, privilegiando soluções resistentes e de manutenção controlada, capazes de acompanhar a utilização contínua do espaço sem perder qualidade estética.

Nas suítes, onde o ambiente se torna mais reservado, a intervenção foi mais contida. A escolha recaiu sobre espécies adequadas a espaços interiores, compatíveis com diferentes níveis de luminosidade e pensadas para reforçar uma atmosfera tranquila, alinhadas com o conforto e a atenção ao pormenor que caracterizam estes espaços, onde o design cruza referências globais com elementos discretos da cultura local.

Também no ginásio, equipado com tecnologia Technogym, e no pátio, a selecção das plantas teve em consideração as condições específicas de cada área, desde a ventilação à intensidade de utilização, garantindo soluções adequadas do ponto de vista funcional e estético.

A presença de obras de artistas nacionais e internacionais, bem como a utilização de materiais como cortiça, azulejo, pedra e madeira, contribuem para uma identidade muito própria do hotel, onde cada elemento é pensado em função do conjunto. Neste contexto, a escolha dos vasos assumiu igualmente um papel relevante, tendo sido orientada por critérios técnicos: drenagem, estabilidade e durabilidade, mas também pela necessidade de integração com a linguagem dos diferentes espaços.

Ao longo de todo o Andaz Lisbon, a intervenção do Horto do Campo Grande procurou responder de forma precisa às exigências de cada ambiente, assegurando uma continuidade visual e funcional. A componente vegetal surge assim integrada na experiência do hotel, contribuindo para espaços mais equilibrados, confortáveis e coerentes com a sua identidade.

“Este foi um projeto que exigiu uma leitura muito rigorosa das condições de cada área. Procurámos selecionar espécies e soluções que respondessem às exigências técnicas dos espaços, garantindo a sua adaptação e enquadramento no conjunto. O objetivo foi sempre valorizar o ambiente, sem o sobrecarregar, contribuindo para espaços mais equilibrados e confortáveis”, refere a Eng.ª Vera Quintas, do Departamento de Projeto e Construção de Espaços Verdes do Horto do Campo Grande.

* Vasos para encomenda sob consulta

© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande