Apaixonados por Suculentas

6 Abril 2020

Apaixonados por Suculentas

As suculentas são as melhores aliadas de quem adora plantas, mas não tem muito tempo para cuidar delas, para quem adora cultivar espécies diferentes e está sempre a par das últimas tendências.

Com origem nas regiões desérticas da África e da América, as suculentas são definidas como plantas resistentes e o seu nome deve-se à particularidade que têm de armazenar muita água nas suas folhas, caules, troncos e raízes, o que lhes confere o aspecto “carnudo” pelo qual são conhecidas.

De fácil cultivo e manutenção, necessitam de pouca rega, têm conquistado uma enorme popularidade na decoração de espaços, mesmo de pequena dimensão, quer seja em casa ou num escritório. Graças à sua beleza, variedade de tonalidades e formas, as combinações para decorar são infinitas, mesmo quando conjugadas com outras plantas.

Existem inúmeras espécies de suculentas, algumas das quais utilizadas para  fins medicinais, como é o caso da Aloe, Euphorbia e Portulaca (ou Portulacaria afra). Agave, Echeveria (também conhecida por Rosa de Pedra) ,  Kalanchoe e Sansevieria (ou Espada de S. Jorge), encontram-se entre as espécies mais conhecidas.

Quanto mais verdes são as folhas destas plantas, mais indicada é a sua presença no interior de uma divisão. As plantas com folhas mais acinzentadas definem-se por um ciclo de vida muito mais curto e exigem um pouco mais de cuidados.

 

Cuidados Essenciais

Apesar de serem muito populares por exigirem pouco tempo, mesmo assim exigem cuidados a ter com as suculentas para as manter bonitas e saudáveis.  Partilhamos alguns:

Luminosidade

Há que garantir uma generosa exposição ao sol, de preferência directa, evitando por isso coloca-las em estantes ou mesas de trabalho com pouca luz natural ou em casas de banho  onde o índice de humidade é muito elevado.

Temperatura

Resistentes a grandes amplitudes térmicas,  a temperatura ideal  é cerca de  29 ºC durante o dia e de 10 ºC à noite.

Rega

No verão a rega devera ser uma vez por semana mas nas estações frias uma vez por mês será suficiente.

Dica: antes de regar confira se a terra está seca. Se estiver húmida, não regue, o excesso de água é, na maior parte das vezes, a causa da morte das suculentas, sobretudo no inverno quando muitas espécies entram em dormência e a quantidade de água de rega não é reduzida.

Também é importante nunca molhar as folhas para não apodrecerem.

 

Sinais para tomar em atenção:

Excesso de água: a planta apresenta descoloração nas folhas, que podem ficar amareladas ou brancas. Mesmo nestas condições, pode ainda ter salvação, replantando a suculenta num outro vaso com substrato seco depois de remover as raízes danificadas.

Falta de água: As suculentas precisam de mais água no período de maior crescimento (primavera e verão) e a sua falta provoca queda de folhas e paragem no crescimento.

Escolha do vaso

As suculentas adaptam-se à generalidade dos vasos permitindo uma decoração mais criativa de acordo com os vários estilos. Porém, os mais indicados são os que têm furos na parte inferior porque garantem um sistema de drenagem. Por outro lado, os vasos de cerâmica, por exemplo, irão exigir regas mais frequentes e os vasos de plástico não são tão adequados para a longevidade das suculentas. O tamanho do vaso poderá interferir com o desenvolvimento da suculenta uma vez que ela cresce de acordo com o espaço disponível.

Solo e Fertilização

As suculentas exigem um solo leve e poroso e a adubação adequada a cada três meses, tendo em vista a criação de raízes saudáveis.

Existem no mercado substratos e fertilizantes específicos para as suas suculentas.

Poda

As suculentas não necessitam de poda, mas é importante retirar folhas mortas ou secas para que possam crescer bonitas e saudáveis.

Propagação

De fácil multiplicação, em grande parte dos casos, a  reprodução dessas plantas é feita com sua própria folha.

 

Entre os milhares de espécies de suculentas, não faltarão certamente opções de escolha para decorar o seu espaço. Visite a nossa loja online e consulte-nos para mais informações.