As 7 melhores plantas para colocar na casa-de-banho

28 Fevereiro 2022

Plantas na casa-de-banho? É certo que esta não é a primeira divisão que nos lembramos quando falamos em plantas, mas a verdade é que, normalmente, são ambientes muito propícios para o crescimento de algumas plantas, devido à elevada humidade. Mas nem todas as plantas se ambientam facilmente. Conheça as 7 plantas mais indicadas para colocar na sua casa-de-banho e mudar totalmente o ambiente, trazendo frescura e tranquilidade ao espaço.

As melhores plantas para a casa-de-banho são aquelas que não exigem muitos cuidados, que encaixam na perfeição na sua decoração, e que exalam um aroma agradável e atenuante. Mas lembre-se que todas as plantas naturais precisam sempre de luz solar. Por isso tem de se ter em conta uma questão muito importante: a casa-de-banho em questão recebe a luz natural necessária para uma planta? Se sim, aventure-se e “adopte” um novo elemento para a sua casa.

Feto (Nephrolepis exaltata)

banho. Este feto elegante e extremamente fácil de cuidar é uma das plantas mais conhecidas para purificar o ar e regular a humidade. Mas ainda assim há cuidados a ter, porque não gostam de muito frio. Os fetos gostam de ser regados com frequência, mas devem ser colocados em vasos que permitam uma boa drenagem.

Inspiração de decoração com Fetos © Ana Flávia Freitas, Giovanna Cunha e Rafaelle Velasque
Inspiração de decoração com Fetos

Asplénio (Asplenium)

Com folhas grandes, onduladas e de um verde brilhante, os Asplénios também conhecidos por ninho-de-passarinho são fascinantes e transporta-nos quase instantaneamente para uma floresta tropical. Esta planta prospera com a humidade, o que faz com que a casa de banho seja o local perfeito para ela.
De fácil manutenção, a “ninho de passarinho” apenas necessita de luz solar indirecta e que seja regada uma vez por semana.

Calathea

Originais das florestas tropicais, as Calatheas habituam-se facilmente aos ambientes húmidos das casas de banho. As suas folhas bicolores, verde-claras na parte superior e arroxeadas na parte posterior, fazem destas exóticas plantas as ideais para criar ambientes alegres e cheios de vitalidade na decoração da sua casa de banho.

Tilândsia (Tillandsia)

A Tilândsia é outra planta que, pelo facto de não precisar de muita luz para sobreviver, sugerimos. Tem a particularidade de usar as suas folhas para absorver todos os nutrientes de que precisa. Isto significa que esta pequena e peculiar planta nem sequer precisa de estar num vaso com terra. Esta particularidade torna a Tilândsia a planta perfeita para decorar pequenos espaços como uma casa de banho.

Inspiração de decoração com Asplénios
Inspiração de decoração com Tilândsias

Clorófito (Chlorophytum comosum)

Os Clorófitos, ou planta-aranha, como são normalmente conhecidos, são uma outra opção. Além de uma beleza diferenciadora, estas plantas são purificadoras do ar e ajudam a eliminar substâncias nocivas no meio ambiente e odores marcantes.

Bambu da sorte

O bambu da sorte é uma das plantas mais populares e resistentes que existem. Segundo a tradição chinesa esta planta é uma grande fonte de energia positiva e de “boas vibrações”. Adoram humidade e não são muito exigentes na manutenção, por isso revelam-se uma óptima opção para as casas de banho dos principiantes na arte de cuidar de plantas.

Inspiração de decoração com Clorófito
Inspiração de decoração com Bambu da sorte

Areca (Dypsis lutescens)

Para casa de banho maiores, esta palmeira de interior, muito elegante, com folhas verdes em forma de pena é das melhores opções. Além de ter uma manutenção pouco exigente esta palmeira ajuda a manter os níveis de humidade e ainda purifica o ar.

Inspiração de decoração com Areca
Inspiração de decoração com Arecas

Sugestão de plantas para a sua casa-de-banho

Feto
(Nephrolepis exaltata)
Asplénio nidus
(Asplenium nidus)
Asplénio parvati
(Asplenium parvati)
Calathea
Tilândsias
(Tillandsias)
Clorófito
(Chlorophytum comosum)
Clorófito
(Chlorophytum)
Areca
(Dypsis lutescens)
Avenca
(Adianthum fragans)
Scindapsus variegata
Pteris

Se a sua casa-de-banho não tem luz natural, pode sempre optar por plantas artificiais. Encontre as que mais gosta na nossa loja online.

© Horto do Campo Grande

Plantas para casa-de-banho Plantas WC Luz natural Luz solar Humidade Janela Plantas naturais Feto Samambaia Nephrolepis exaltata Asplénio Ninho-de-passarinho Asplenium parvati Calathea Tilândsia Tillandsia Clorófito Chlorophytum comosum Areca Palmeira Dypsis lutescens Avenca Adianthum fragans Scindapsus Pteris Bambu da sorte Plantas artificiais