Bolbos de Inverno: O que são e como plantá-los?

bolbos de inverno

 

Quando falamos em bolbos de inverno referimo-nos a tulipas, jacintos, narcisos, entre outros. Os bolbos que temos hoje em dia disponíveis no mercado são plantas que são trabalhadas pelo ser humano, isto é, são plantas hortícolas adaptadas às condições de vida atuais e muito diferentes do que seriam no seu ambiente selvagem. É esse fator que nos permite ter bolbos em locais e condições que, de outra forma, não seria possível.

 

 

Horto do Campo Grande - Narciso Doble
Horto do Campo Grande - tulipa Darwin
HHorto do Campo Grande - Muscaris

 

Onde plantar bolbos de inverno?

É possível ter tulipas, por exemplo, a florir dentro de casa com alguma facilidade. Para isso são necessários apenas os cuidados básicos: alguma água e luz clara. Também conseguimos que outros bolbos de inverno, como os narcisos e os jacintos, se reproduzam em condições duras no exterior, plantando-os em canteiros ou vasos. Depois de plantados, é expectável que, ao fim de dois meses, os bolbos já estejam a dar flor.

 

Horto do Campo Grande - Vaso com bolbo - detalhe

 

Cuidados a ter quando plantamos bolbos no inverno

Plantar bolbos no inverno não requer cuidados especiais. É um processo simples: basta preparar a terra (drená-la e cavar um pequeno buraco), plantar o bolbo, cobrir com terra, regar e esperar. Normalmente, a regra da plantação diz-nos que a profundidade a que os bolbos devem ser enterrados é equivalente ao dobro da sua altura. Por exemplo: se o bolbo tiver 4 cm devem estar enterrados a 8 cm abaixo da superfície do solo. Depois, deve regar, deixando a terra ligeiramente húmida e esperar que eles rebentem.
Dentro de casa não podemos esperar que os bolbos deem for no ano seguinte. Mas, se comprar bolbos todos os anos acaba por ficar mais barato do que uma flor de jarra e duram mais tempo.
Consulte o calendário de plantações dos meses de inverno e descubra o que pode plantar na sua horta, jardim ou terraço.

 

Horto do Campo Grande - Bolbos
Horto do Campo Grande - Substrato

 

O bolbo é uma planta condensada que inclui o seu órgão reprodutor. É composto por folhas transformadas que guardam uma série de nutrientes e de energia para as plantas germinarem e crescerem. O bolbo tem um ciclo anual: nasce, dá flor, a flor dá as sementes, cai e morre logo a seguir.

 

Por ENG. NUNO SERRADAS DUARTE

Horto do Campo Grande

Adora a natureza e a vida ao ar livre.
É apaixonado por animais desde sempre.

Rádio Sim