De folha verde, sabor intenso, levemente amargo e picante, a rúcula é um vegetal muito nutritivo, com origem no mediterrâneo. É habitualmente utilizada em saladas, sanduíches, pizzas e até sopas. Encontre-a, com outros legumes, em #osfrescosdoHorto.

Os benefícios da Rúcula

Da família das couves, nabo e agrião, apresenta substâncias antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças relacionadas com o envelhecimento. Com um grande poder estimulante, este vegetal tem também um grande impacto no sistema imunológico e nutricional, principalmente devido ao seu pequeno número de calorias. Além disso, incluir este vegetal na alimentação é importante na prevenção e combate a outras doenças:

  • Ajuda a prevenir alguns tipos de cancro: Fonte de vários compostos que ajudam a proteger o organismo de cancros da próstata, mama, cervical, cólon, útero, ovários, pele, pulmões e boca.
  • Um aliado da saúde óssea e cerebral: Rica em vitamina K, importante na formação proteica, nos mecanismos de coagulação e fortalecimento dos ossos. Níveis adequados de vitamina K na alimentação ajudam a limitar a degeneração neuronal, sendo bastante útil no tratamento da doença de Alzheimer.
  • Anti-depressiva: A rúcula contém elevados níveis de vitamina B, importante para melhor funcionamento cerebral, reduzindo a depressão.

Adicionar algumas folhas de rúcula às saladas, irá acrescentar-lhe um sabor muito agradável e um toque de saúde!

SABIA QUE a rúcula também é conhecida como agrião italiano e como mostarda persa?