Vasco Pyrrait, Eng.º Florestal, depois de dois anos como responsável de Manutenções de Espaços Verdes da zona do Estoril, Cascais e Sintra, foi convidado a assumir o cargo de responsável do Garden da Quinta da Eira, um desafio que recebeu com muito entusiasmo.
O regresso ao Grupo Horto do Campo Grande, há cerca de dois anos, depois de uma experiência fora do país, foi encarado por Vasco Pyrrait como um regresso a casa, e esta nova função para a qual foi desafiado é vista como um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e uma oportunidade, uma vez que “este garden pela localização, dimensão, e oferta remete, a todos quantos o visitam, para uma experiência de bem-estar, um potencial que devemos explorar e que tornam este desafio um projecto particularmente aliciante e estimulante”. 

Como descreve a oferta do garden da Quinta da Eira?
Com cerca de 20 mil metros quadrados, o garden dispõe de uma vasta área de exposição, tanto de exterior como de interior. Na zona exterior, encontram-se árvores de grande porte e uma diversidade de plantas que nem sempre são fáceis de encontrar noutros espaços do género. A estufa e a zona coberta albergam plantas de interior, vasos, artigos de decoração, mobiliário e uma exposição bastante completa de produtos da marca Weber, renovada a cada estação. Uma das vantagens do garden, devido à área que ocupa, é precisamente permitir expor uma vasta quantidade de plantas, mas também ter uma  equipa qualificada que, diariamente, preserva e cuida do espaço e das plantas, de forma adequada, algo que nem todos os gardens conseguem garantir.
Privilegiamos fornecedores nacionais, mas sempre que necessário recorremos a fornecedores internacionais, maioritariamente holandeses e italianos, sempre com o objectivo de disponibilizar espécies únicas e diferenciadoras. Num sector altamente competitivo, a diferenciação passa sempre por oferecer plantas de qualidade e um serviço adequado, quer em termos de atendimento, quer em serviços complementares tanto ao nível de projecto e construção, como em termos de manutenção de espaços verdes.

E no que diz respeito aos substratos, que opções estão disponíveis?
Por pertencermos ao grupo Horto do Campo Grande, conseguimos disponibilizar produtos marca própria, nomeadamente substratos que respondem a diferentes necessidades, desde soluções mais ricas em matéria orgânica, como os Substratos BIO, a opções mais acessíveis, como o Substrato Universal, permitindo ao cliente adquirir um produto de qualidade a um preço competitivo. Há também substratos mais leves, indicados para varandas ou outras aplicações específicas, oferecendo uma gama bastante completa e adaptada a diferentes exigências.

O garden também aposta em artigos de decoração para exterior?
É verdade, além das plantas e dos produtos de jardinagem, há uma forte aposta na decoração exterior, disponibilizando elementos como pedras decorativas, fontes e estatuária diversa. São peças únicas, muitas vezes difíceis de encontrar noutros espaços, trabalhadas por parceiros que garantem qualidade e exclusividade.

Sabemos que a manutenção de jardins é um serviço essencial. Como funciona?
O departamento de manutenções tem crescido, contando com várias equipas móveis que trabalham sobretudo nesta zona com clientes particulares. Muitos destes clientes são estrangeiros que escolheram Portugal para viver ou pessoas com casas de férias na região, onde os jardins exigem um acompanhamento regular, especializado e de qualidade, que muitas vezes a concorrência, não consegue garantir.

Que serviços específicos de manutenção estão disponíveis?
Além dos serviços básicos de manutenção, como corte de relva, mondas, podas, plantações, entre outros, são realizadas intervenções mais complexas, como podas em altura com recurso a gruas elevatórias. Este é um serviço que diferencia o Horto do Campo Grande no mercado, permitindo responder a necessidades que muitas empresas mais pequenas não conseguem satisfazer. A experiência da equipa também se revela essencial no combate a pragas que afectam jardins, como o percevejo do relvado, que podem comprometer a saúde dos espaços verdes.

O aluguer de plantas para eventos é um serviço que o garden da Quinta da Eira pretende desenvolver?
O aluguer de plantas e elementos decorativos para eventos surge como uma oportunidade de negócio ainda pouco explorada aqui no garden da Quinta da Eira. A proximidade de espaços como o Centro de Congressos do Estoril, o Casino, o Autódromo e o Centro Hípico abre caminho para esta aposta. A experiência que o Horto do Campo Grande já tem nesta área, demonstra o seu potencial, especialmente pela estrutura já existente, que permite oferecer um serviço ágil e eficiente.

Na sua perspectiva, quais são os principais desafios da Quinta da Eira?
A dimensão do espaço é em si também um desafio, precisa de uma manutenção diária e uma atenção constante por parte dos colaboradores. Fui bem recebido pela equipa e todos se mostraram disponíveis para dar o seu melhor no sentido de revitalizar o espaço, tornando-o ainda mais atractivo. A presença de animais como araras, cisnes e pavões confere um ambiente especial, ideal para visitas em família. No entanto, é fundamental melhorar as condições e criar novas dinâmicas. A parceria com a Weber será uma peça-chave nessa renovação, com a criação de uma Weber Store e de uma Weber Academy, onde os clientes poderão aprender a utilizar e tirar o melhor partido dos grelhadores, quer sejam a carvão, gás, ou eléctricos e a usufruir de todas as funcionalidades que estes equipamentos de excelência permitem.

Que mensagem gostaria de deixar à equipa da Quinta da Eira?
Nada se constrói sozinho. A equipa é essencial para o sucesso do projecto. Senti desde o início, o forte empenho que todos demonstraram e que agradeço. Estabelecemos entre todos, uma relação de respeito, proximidade e colaboração que já começou a dar frutos.
A fidelização dos clientes passa, em grande parte, pelo atendimento e pelo envolvimento da equipa. Os clientes são cada vez mais conhecedores e exigentes, por isso, só um serviço de excelência os mantém fidelizados. A fidelização exige trabalho contínuo e muita dedicação, porque, uma relação de confiança demora muito tempo a construir, mas pode perder-se num instante. Desde que assumi o cargo, que promovo reuniões regulares para alinhar os objectivos com a equipa e garantir que todos estão envolvidos no projecto. A motivação e o espírito de iniciativa são visíveis, o que dá ainda mais força para levar as mudanças adiante. Criar um ambiente de trabalho positivo não só melhora a produtividade, como também reflecte a missão do Horto do Campo Grande, onde o contacto com a natureza e as plantas têm um impacto positivo no bem-estar. O objectivo é que todos, desde os colaboradores aos clientes, se sintam parte deste espaço e do seu crescimento.

Alguns dos colaboradores que fazem parte da equipa do garden da Quinta da Eira: (da esq. para a dta.) Sérgio Tavares, João Gomes, Fernanda Silva, Filomena Fontes, Teresa Tacanho, Edykleison Barroso e António Chapelas.


© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande