A abertura da Weber Store Lisboa, no garden da Quinta da Eira, em Sintra, proporcionou ao Horto do Campo Grande (HCG) um novo espaço de convívio, onde a natureza e o barbecue se cruzam. Para além do lugar perfeito para descobrir a vasta oferta de grelhadores e acessórios Weber, a Grill Academy, um espaço pensado para quem valoriza o exterior e a partilha à volta da grelha, permite-lhe descobrir as melhores técnicas e saberes, através de cursos temáticos, conduzidos pelo nosso Grill Master, Gabriel Lascas. 
Para conhecer de perto a alma deste projecto, e o rosto que o vai representar no dia-a-dia, conversámos com Gabriel Lascas, que nos explicou o que o motivou a aceitar este desafio.

A abertura da Weber Store Lisboa marca um novo capítulo na história deste garden. O que sentiu quando recebeu o convite para assumir este desafio?
Foi com grande apreço que recebi e aceitei este novo desafio, pela curiosidade e paixão que tenho nesta área, mas também pela possibilidade de aprofundar o conhecimento da Weber, uma marca de renome internacional que tive a oportunidade de conhecer quando entrei no Grupo Horto do Campo Grande, em 2019.

O que é que mais o entusiasma neste projecto?
Ver nascer e acompanhar a criação deste novo espaço, e de todos os novos serviços que irão estar muito em breve disponíveis, e que resultam num espaço único, de grande dimensão, onde o cliente tem acesso a uma exposição diferenciadora, pode visualizar a vasta oferta da marca, tanto de grelhadores, como de acessórios e consumíveis. Para além disso poder encontrar um aconselhamento profissional, esclarecer dúvidas, para que possa retirar todo o potencial quando utiliza um grelhador Weber. No fundo, será mais uma oportunidade para o garden Quinta da Eira crescer e de proporcionar uma oferta mais abrangente a todos os clientes HCG, e eu ter a oportunidade de fazer parte desse crescimento.

A Weber Store Lisboa nasce no garden HCG – Quinta da Eira, em Sintra, um espaço privilegiado e rodeado pela natureza. Como é que este cenário influencia a identidade da loja e a experiência de quem a visita?
O local foi escolhido pela sua localização estratégica, perto de Lisboa, Oeiras, Sintra e Cascais, com uma vasta zona de parqueamento e por permitir uma área muito generosa de exposição, condições que o HCG considerou imprescindíveis para avançar com o investimento.
Este garden oferece uma envolvente única, que possibilita a todos que nos visitam, um aprazível passeio pelos espaços exteriores – recheados de inúmeras espécies de plantas, árvores e arbustos, vasos, esculturas em pedra,–  e de interiores, onde o cliente encontra, para além de plantas e vasos, uma vasta oferta de artigos de decoração, e que agora é enriquecido com a Weber Store e a Grill Academy, duas novas ofertas que esperamos que venham satisfazer os nossos clientes.

Que impacto acredita que esta abertura terá, na forma como os clientes HCG, e mais concretamente os residentes da grande Lisboa, vivem os espaços exteriores?
Acredito que a abertura deste novo espaço vai beneficiar não só os residentes da grande Lisboa, mas também os clientes HCG de outras geografias. Cada vez mais, e é uma realidade que se acentuou após o confinamento, os clientes – empresas e particulares –, procuram desfrutar de momentos descontraídos em família ou com amigos, ao ar livre, de preferência rodeados pela natureza. A Weber vem exactamente ao encontro desse desejo, que hoje em dia sentimos que se transformou numa necessidade, isto é, de proporcionar experiências, neste caso de convívio e partilha que perduram na memória.

O trabalho em equipa faz parte do ADN do HCG. Como descreve a dinâmica da equipa envolvida neste projecto e o papel de cada um na concretização desta nova loja?
A concretização deste projecto em tempo record só foi possível com a ajuda e empenho dos diversos departamentos que compõem o HCG, uma equipa multidisciplinar de profissionais, muito treinada e oleada que consegue, de forma fácil e rápida, dar resposta a qualquer necessidade, seja ela de serralharia, construcção, electricidade, etc..

Para além da loja, assume também o papel de Grill Master na Weber Grill Academy. De que forma a sua anterior experiência na área da restauração influenciou a sua decisão de assumir esta função? O que significa para si, representar este conceito internacional e ser o rosto da sua implementação na região de Lisboa?
Sinto orgulho, mas também o peso da responsabilidade que me foi delegada, e vou empenhar-me para conseguir responder às inúmeras vertentes que esta função exige. A minha experiência de largos anos na área de restauração, deixou-me o gosto por esta área e vai certamente ajudar. Naturalmente, e embora seja o rosto deste espaço, este projecto só é possível com o suporte de uma vasta equipa.

Os cursos da Grill Academy pretendem aproximar os clientes do universo Weber, através da prática. O que podem os participantes esperar destes workshops? De que forma contribuem para uma melhor experiência de utilização dos equipamentos Weber?
A Grill Academy é o culminar da experiência Weber, onde todas as pessoas podem desfrutar de uma aprendizagem próxima, uma vez que os cursos vão ter um número limitado de participantes. Existem cursos com diferentes temáticas, para que se possa aprender a tirar o melhor partido dos grelhadores Weber, utilizando os acessórios mais apropriados para cada tipo de prato que se pretende executar, desde o churrasco, de carne e peixe, passando pelas pizzas, ou pela preparação de uma entrada ou sobremesa, tudo é possível com um grelhador Weber. Vão existir cursos temáticos, e para diferentes níveis, para que todos possam frequentá-los e sair daqui com novas habilitações, uma vez que todos os cursos são certificados. E o melhor é que, no final do workshop, vão poder saborear todos os pratos confeccionados.

De que forma os cursos podem ser também utilizados em acções de team building, ou outras iniciativas dirigidas ao mercado empresarial?
Encontramo-nos próximos de centros de escritórios onde a maioria das pessoas vive num ritmo acelerado e tem poucos momentos para estar com os colegas, de partilhar hobbies ou actividades que praticam para além do trabalho diário.
Esta forma descontraída de aprender à volta da grelha, é óptima para juntar equipas, desfrutar de momentos de convívio e boa disposição e de fortalecer laços. Para além disso, estes cursos serão feitos à medida e desenvolvidos especificamente para cada grupo, tendo em conta os objectivos a que se propõem, e podem ser integrados em acções de motivação empresarial, ofertas a Colaboradores e família, etc..

E olhando para o futuro: que sonhos ou objectivos gostaria de ver concretizados com este projecto?
Estamos a desenvolver o nosso site onde, para além da venda de produtos, iremos disponibilizar um conjunto de serviços, de montagem, assistência e manutenção dos equipamentos e incluir um serviço de aluguer de equipamentos, tal como temos o serviço de aluguer de plantas do HCG. Desta forma, quem necessita de um grelhador temporariamente, para um evento com mais pessoas ou, simplesmente, para quem não o pretende adquirir, poderá alugá-lo aqui.
Estou muito confiante no sucesso deste projecto e acredito que, no contacto diário com os clientes, vamos identificar outras necessidades que nos permitirão fazer crescer a oferta de novos produtos e serviços muito rapidamente.

Saiba mais sobre a Weber Store Lisboa, aqui.

© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande