O Horto do Campo Grande Sudoeste surge da oportunidade de expandir a marca Horto do Campo Grande numa região com cada vez mais procura, aliada ao compromisso de levar a nossa oferta aos nossos clientes, independentemente do local onde se encontram.
Neste novo espaço dispomos, para além de uma vasta oferta de plantas de interior e exterior, substratos, fertilizantes ou inseticidas, vasos e cachepots, utensílios de jardinagem das marcas Gardena e Bellota, grelhadores, acessórios e consumíveis da marca Weber, até soluções personalizadas de projectos de paisagismo e jardinagem que podemos desenvolver com o apoio da equipa de Projectos e Contrucção de Espaços Verdes de Lisboa.
Este novo garden Horto do Campo Grande, localizado nas antigas instalações de um centro de jardinagem, foi renovado e valorizado para responder às actuais necessidades do mercado, integrando a experiência, de mais de 40 anos, do Horto do Campo Grande. Aqui encontra um serviço completo, desde o aconselhamento, até à implementação das melhores soluções para espaços de interior e exterior.
A Inês Piano, que coordenava o garden do Campo Grande, aceitou o desafio lançado pela administração, de assumir a coordenação deste novo espaço, trazendo consigo a experiência adquirida ao longo de anos de trabalho no universo Horto do Campo Grande.
Fomos falar com a Inês para compreender os desafios e oportunidades que esta nova experiência tem revelado:
O Horto do Campo Grande Sudoeste abriu em Julho, uma época em que esta região recebe um grande fluxo de pessoas não residentes. Como se revelou a experiência? Quais foram os produtos e serviços mais procurados?
Curiosamente, quem mais nos visitou na altura da abertura foram os residentes, curiosos sobre a oferta de produtos e para saberem informações sobre os serviços que disponibilizávamos. Os clientes com casas de Verão aproveitaram para fazer algumas renovações, tanto de plantas, como de vasos, optando na maioria pelo serviço completo, com envasamento e entrega.
Tendo-se mantido a anterior equipa nesta nova gestão, como tem sido a adaptação a esta nova cultura?
A adaptação tem sido fácil. É uma equipa profissional e multidisciplinar, com grande conhecimento da área e cheia de vontade em abraçar novos desafios.

Com esta nova oferta que novos públicos o HCG conseguiu atrair?
As novas conquistas centram-se muito na área da manutenção e serviços de jardinagem.
Como tem sido o feedback dos clientes?
Os clientes têm-nos dado um feedback muito positivo, prova disso é o aumento das visitas que fazem ao espaço. Agrada-lhes a organização do espaço e mostram-se surpreendidos com a integração de novos produtos, tanto na parte de decoração, como da marca Weber, reforçando que lhes faz sentido, tendo em conta que a oferta na zona é muito reduzida.
Como é gerir um espaço como o HCG Sudoeste? Quais as principais diferenças que encontrou relativamente ao garden do Campo Grande? O que mais a surpreendeu?
O desafio foi enorme. Em termos pessoais, passar a viver aqui a tempo inteiro, foi uma mudança radical, e mesmo em termos profissionais as diferenças são muitas, tanto no tipo de cliente, como no tipo de produto procurado. É uma zona ainda muito rural e virada para agricultura, com habitações com pequenos jardins particulares, mas em franco desenvolvimento e com uma grande procura de um turismo sustentável, que respeita a natureza e onde os jardins e as áreas de exterior são um reflexo dessa autenticidade, tornando-se elementos-chave nos projectos.
Em resumo, a experiência tem sido positiva e gratificante! Gosto de novos desafios, de lançar novos projectos, e o HCG Sudoeste é isso mesmo, um espaço com imenso potencial, naturalmente bonito, fazê-lo evoluir para um novo patamar, responder a um público cada vez mais exigente e informado, é o nosso objectivo.
O que podemos esperar para o futuro do HCG Sudoeste? Quais as principais novidades que os clientes poderão ver?
Tornar este o Horto do Campo Grande Sudoeste, um garden de referência para todos os apaixonados de jardinagem, e da natureza, onde para além da venda de produtos, se disponibilizam serviços na área de decoração de interiores e exteriores, assim como toda a gama Horto Collection, soluções por medida, onde se destacam as floreiras, as pérgulas e as treliças, as mesas e os bancos, todas elas óptimas opções para personalizar jardins e terraços, tão valorizados enquanto áreas de convívio pelos nossos clientes, onde podem usufruir em pleno desta magnífica região.
© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande