Hortícolas sempre à mão

26 Janeiro 2018

As hortas domésticas são uma forma de resgatar um modo de vida mais natural, que nos faz regressar às origens. Descubra como é fácil transformar-se num pequeno agricultor e conheça as vantagens de ter hortícolas frescos mesmo “à mão de semear”.

A crescente preocupação com uma alimentação saudável tem levado cada vez mais pessoas a cultivar os seus próprios alimentos. Já imaginou o que é ter alfaces, tomates, pepinos, salsa, hortelã ou outras ervas aromáticas mesmo à saída da sua cozinha? Além de lhe poupar várias idas ao supermercado é um excelente hobbie onde os mais novos também podem participar. Ter a possibilidade de ver uma alface nascer, crescer e chegar ao prato será, acima de tudo, uma experiência nova e educativa que vai envolver toda a família no ciclo da natureza. Além disso, o cultivo caseiro vai trazer-lhe uma segurança acrescida sobre a qualidade dos hortícolas que chegam à mesa. Graças a algum engenho e criatividade, é possível ter uma área cultivada em casa, mesmo em espaços reduzidos. Aconselhe-se com os nossos técnicos sobre as espécies mais adequadas a cada espaço e conheça os utensílios certos para a sua manutenção.

Rega frequente e um bom bio substrato ajudam as hortícolas a crescerem fortes e saudáveis.

Hortas de todas as dimensões

Se tem um jardim, reserve uma área para cultivar hortícolas e assegure-se que existe um ponto de água por perto. Pode optar por fazer as sementeiras em tabuleiros ou vasos, mas se tem espaço maior pode utilizar um canteiro (sobrelevado ou não). Semeie em linhas e coloque uma etiqueta com a data de sementeira e a espécie. Será uma ótima ajuda no momento da colheita!

No caso de dispor de um espaço muito reduzido, as hortas verticais com paletes ou um minigarden são a solução ideal para semear ervas aromáticas, hortícolas de menor dimensão e até mesmo frutos silvestres. Tenha em atenção que, por mais pequena que seja a horta, o compostor é essencial: pode optar por construí-lo (com restos orgânicos) ou comprar um bio substrato. Regue frequentemente e, depois, é só colher e saborear os frutos do seu trabalho!

Os sacos de cultivo Siro são uma forma simples e económica de cultivar hortícolas no jardim, na varanda ou terraço.