Da mesma família da couve-flor, do repolho ou das couve-de-bruxelas, a Brassicaceae, os brócolos são considerados um superalimento. Bastante rico em nutrientes e minerais, propriedades que fortalecem o sistema imunitário e ajudam a defender o organismo do aparecimento de algumas doenças.

Composto por minerais como o cálcio, potássio, ferro, zinco e vitaminas como A, C, B1, B2, B6, K, fibra e com poucas calorias, os brócolos são um óptimo vegetal para incluir na sua alimentação. Crus, cozidos, grelhados, sopas, tortas, batidos… os brócolos são bastante versáteis e podem ser consumidos de variadas formas. Mas deixamos a nota, que, se os cozinhar, evite deixá-los cozer demasiado, pois perdem grande parte dos seus nutrientes e textura.

Os brócolos devem ser semeados em Fevereiro e são colhidos passados 75 a 100 dias, quando as inflorescências estão bem desenvolvidas e com uma cor intensa, mas antes que as flores comecem a abrir.


O poder dos brócolos na saúde:

Há uma grande variedade de espécies de couves. As que mais cultivamos em Portugal são:

  • Previne as doenças cardiovasculares – Além de reduzir o colesterol, o sulforafano, uma substância com propriedades anti-inflamatórias, presente nos brócolos, previne o aparecimento de lesões nos vasos sanguíneos e desenvolvimento de doenças nas artérias coronárias.
  • Estimula a função cerebral – Graças aos seus nutrientes, os brócolos são óptimos para a saúde do cérebro, ajudando a retardar o declínio mental, em particular no desgaste provocado pelo envelhecimento. 
  • Promove a saúde intestinal – O sulforafano presente nos brócolos ajuda a regular a função intestinal, a reduzir os níveis de inflamação no cólon e a obter mudanças favoráveis nas bactérias intestinais, evitando o aparecimento de úlceras ou gastrites.
  • Evita a prisão de ventre – Os brócolos são um vegetal que contem cerca de 1 grama de fibras por cada 10 calorias, representando desta forma um excelente aliado natural para melhorar o funcionamento do seu intestino e evitar o desenvolvimento de prisão de ventre.
  • Efeito antioxidante – O sulforafano presente neste alimento ajuda a reduzir os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Os brócolos têm também luteína e zeaxantina, outros antioxidantes que ajudam a prevenir o dano celular nos olhos.
  • Reforça o sistema imunitário – Os brócolos são ricos em vitamina C, que além de reforçar o sistema imunitário, pode ajudar a prevenir algumas infeções.
  • Torna os ossos mais fortes – Os brócolos são uma fonte privilegiada de vitamina K, cálcio, fósforo, zinco e vitaminas A e C, vitais para a manutenção de ossos fortes e saudáveis.
  • Gravidez mais saudável – Ricos em vitaminas de complexo B, em particular o ácido fólico, elemento essencial para o desenvolvimento do cérebro do feto e da espinal medula, os brócolos são um dos alimentos a inserir na alimentação de uma grávida. 
  • Ajuda a prevenir o cancro – Ricos em sulforafano e indole-3-carbinol, substâncias que actuam como antioxidantes, ajudando a prevenir o desenvolvimento de vários tipos de cancro, especialmente do estômago e do intestino.

Curiosidade

Reza a lenda que os antigos romanos serviam regularmente brócolos com vinho, natas ou molhos de ervas e cultivavam novas variedades.

Os Frescos do Horto: Brócolos
Os Frescos do Horto: Brócolos