As suas folhas bicolores, verde-claras na parte superior e arroxeadas na parte posterior, fazem da Calathea uma planta muito exótica, ideal para criar um ambiente de alegria e vitalidade na decoração de sua casa. Gosta de mover-se para captar melhor a luz e tem a capacidade de purificar o ar. Pode crescer até 1 metro. 

Nomes Comuns  Galatea, Calatéia-pena-de-pavão, Maranta-pavão

Família  Marantaceae

Origem  Brasil e América do Sul

Calathea Setosa

Calathea Orbifólia

Calathea Zebrina

Calathea Medallion

Variedade de espécies

Das mais de 150 espécies existentes, destacamos as mais populares:

Calathea Orbifólia, Calathea Zebrina, Calathea Lancifólia, 

Calathea Rufibarba, Calathea Ornata, Calathea Roseopicta, 

Calathea Warscewiczii, Calathea Setosa, Calathea Crocata

Características principais


Calathea Rufibarba

Sugestão de vasos


Sugestão de vaso

Sugestão de vaso

Sugestão de vaso

Como cuidar 

A Calathea precisa de alguns cuidados para que se sinta como no seu habitat natural, e as suas folhas únicas se apresentem saudáveis e bonitas.

Luminosidade: As Calatheas não são plantas grandes, no seu habitat natural, vivem sob outras espécies maiores. Por isso preferem luz filtrada, ou meia-sombra, uma vez que as suas folhas não estão preparadas para receber luz solar directa.

Rega: Habituada a um clima tropical, para a Calathea é importante ter o solo húmido, mas não demasiado: no Inverno deve ser regada no máximo uma vez por semana e no Verão sempre que vir que a terra está seca é hora de regar (a melhor forma é validar com o dedo se a terra está húmida a 2/3cm de profundidade, lembre-se que menos água é sempre melhor que água a mais). Já a humidade deve ser a mais alta possível. Se mora num ambiente seco deve pulverizar as folhas com água sempre que puder e colocá-la ao lado de outras plantas. Utilize, sempre que possível, água filtrada ou da chuva.

Temperatura: Como planta tropical, a Calathea, prefere temperaturas moderadas (entre 15 e 23 ºC) sem alterações abruptas.

Poda: A Calathea só precisa de ser podada quando está com folhas velhas ou amareladas.

Substrato: Um solo húmido é muito importante para manter a Calathea saudável, por isso precisa de um substrato rico em matéria orgânica, com boa drenagem, que pode ser conseguida com a mistura de alguma argila expandida.


Inspiração de decoração

Inspiração de decoração

© Horto do Campo Grande