Depois de dois anos encerrada, a Cervejaria Trindade reabre as portas com uma transformação, que inclui uma nova identidade, um espaço renovado e um menu assinado pelo prestigiado chef Alexandre Silva. O Horto do Campo Grande fez parte deste projecto, no qual a natureza assumiu um destaque especial.

Considerada a mais bela e antiga cervejaria de Portugal, com quase 200 anos, Trindade, a Cervejaria Original de Lisboa, EST 1836, mudou de identidade com o intuito de dar à marca um caráter mais atual, reforçando a grandiosidade do seu património e relevância cultural.

Num local que, em 1294, era ocupado pelo Convento da Santíssima Trindade, o espaço sofreu várias alterações ao longo dos séculos, o que o fez perder o seu carácter conventual. Em meados do século XIX, a “decoração” azulejar foi sendo integrada, com painéis etnográficos e, mais tarde, receberia obras do projeto modernista de Maria Keil – tornando-se uma representação de várias épocas e valores culturais e sociais.
Para o desenvolvimento da sua nova identidade, a cervejaria centenária inspirou-se nos arcos presentes no seu interior e surgiu agora com um posicionamento ainda mais centrado nas suas origens e em Lisboa, mantendo a essência que a tornou um espaço de sucesso.

Uma cervejaria mais actual e renovada

Os interiores foram concebidos pelo Atelier de Arquitectura Ana Costa. Segundo a arquitecta, “intervir na Trindade é um exercício de humildade – no sentido de respeito pela sua história”.
Adaptar-se a novas vivências e dinâmicas, oferecendo, da mesma forma, uma experiência verdadeiramente intemporal tornou-se o propósito claro da Cervejaria Trindade, que, para requalificar o espaço na sua escala “conventual”, recorreu a elementos que o caracterizavam.
Foram recuperadas as abóbodas originais, o espaço do claustro e os detalhes das cantarias. Os painéis de azulejo, clássicos e modernos, obras Keil do Amaral e obras de arte mais emblemáticas da Trindade foram restauradas e destacadas, de forma a valorizar a sua presença na decoração das salas.

O espaço Trindade ficou dividido em três áreas: a petiscaria, com um ambiente mais informal, o restaurante, onde se oferece uma experiência mais completa, e a zona exterior com uma ampla esplanada, onde se sente o pulsar da cidade. O menu foi renovado, com assinatura do chef Alexandre Silva, que manteve os originais Bife à Trindade, Bacalhau à Brás e mariscos e adicionou algumas novidades à carta.

As propostas do Horto do Campo Grande

No interior, foram colocadas duas oliveiras artificiais de grande porte, dispostas em floreiras Horto Collection feitas à medida e especificamente desenhadas pela nossa equipa para o local.
No exterior, o canteiro requalificado e revestido a Lioz, uma pedra calcária portuguesa, que se estende longitudinalmente a toda a esplanada, recebeu plantas de diferentes portes e variedades. Em certas zonas, o canteiro apresenta recortes que servem de banco de apoio às mesas, sempre envolvidos por um ambiente verde e luxuriante.

Fotos © Cervejaria Trindade

Conheça a selecção de plantas deste projecto

Para as floreiras: Agave attenuata, Asparagus densiflorus myersii, Aspidistra elatior, Eugenia myrtifolia newport, Ficus repens (pumila), Philodendron xanadu e Strelitzia augusta nicolai.

Agave attenuata
Asparagus densiflorus myersii
Aspidistra elatior
Eugenia myrtifolia newport
Ficus repens (pumila)
Philodendron xanadu
Strelitzia augusta nicolai

© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande