O Mirpuri Foundation Sailing Trophy regressa a Cascais com uma missão clara: unir a paixão pela vela à causa da preservação dos oceanos. A quinta edição decorrerá entre os dias 5 e 7 de julho de 2024 e promete transformar a baía da vila num cenário emocionante de competição e consciencialização ambiental a que o Horto do Campo Grande não poderia de deixar de se associar.

O Mirpuri Foundation Sailing Trophy é uma reconhecida competição de vela, onde, este ano, 170 barcos se desafiarão nas águas atlânticas. A prova náutica conta com uma impressionante lista de inscritos em sete classes (NHC, ORC, SNIPE, SB20, FINN, J70 e OPTIMIST), provenientes de mais de dez nações, como Estados Unidos, Grã-Bretanha, Suíça, Dinamarca, Hungria, Irlanda e Hong Kong, tornando-se a maior regata de Portugal em número de velejadores.

Organizada em parceria com o Clube Naval de Cascais, a regata não é apenas um espetáculo desportivo, mas também um poderoso apelo à ação pela proteção dos nossos ecossistemas marinhos. Sob o lema “O futuro está nas nossas mãos”, o evento promete um fim de semana repleto de adrenalina, camaradagem e compromisso com a sustentabilidade, a conservação da vida marinha e a proteção dos oceanos.

O evento culminará com uma cerimónia de entrega de prémios, onde serão distinguidos os vencedores e entregue o cobiçado troféu, uma obra de arte criada pelo artista Jorge Lé Moura e produzida com ouro e prata pelos joalheiros Leitão & Irmão.

Mirpuri Foundation Sailing Trophy

Cascais: O Cenário Perfeito para Velejar

Cascais é um destino conhecido pelas suas condições ideais para a prática de vela, graças aos ventos constantes e moderados resultantes do encontro entre a alta pressão dos Açores e a baixa pressão da Península Ibérica. Cascais, situada a 30 km a oeste de Lisboa, oferece um cenário deslumbrante entre a Serra de Sintra e o Oceano Atlântico, com uma relação intensa e permanente com o mar.

Um compromisso com a Sustentabilidade

O Mirpuri Foundation Sailing Trophy assume um compromisso com a sustentabilidade. Neste sentido, a regata não utiliza plástico descartável, o que minimiza a pegada ambiental do evento e as taxas de inscrição das equipas serão doadas a programas de conservação marinha, reforçando a importância da proteção dos nossos frágeis habitats oceânicos. Pela quarta vez, será entregue o prestigiado Mirpuri Foundation Ocean Award, de modo a reconhecer a excelência na comunidade científica e premiar um projeto concebido para impactar positivamente a saúde dos oceanos. O Mirpuri Foundation Sailing Trophy foi novamente reconhecido este ano pela UNESCO como um evento oficial da Década dos Oceanos, em homenagem aos seus esforços em prol da sustentabilidade.

O Horto do Campo Grande alia-se, uma vez mais a esta causa, promovendo um ambiente mais verde nos diferentes espaços do evento. As plantas destacam-se, pelas suas funções, cientificamente comprovadas, para o bem-estar humano, mas também pelo seu contribuindo para o equilíbrio da temperatura da terra, para a redução da poluição do ambiente e até mesmo para a purificação do ar.

Para mais informações sobre o evento, visite o site oficial.