No decorrer dessa formação tivemos oportunidade de a entrevistar e convidar a partilhar connosco o que mais a apaixona na arte floral.

A Tatiana vem de uma área profissional completamente distinta da arte floral. O que a apaixonou e a levou a enveredar por esta área?

Com o objectivo de desanuviar do ambiente corporativo, do qual fiz parte durante 25 anos enquanto executiva, comecei a estudar arte floral. Desde então, tornou-se uma prática recorrente, onde investi muita disciplina e tempo.

Quais são as suas fontes de inspiração e como se mantém actualizada?

Nesta área existem vários artistas profissionais de grande qualidade e com eles procuro frequentar aulas em várias partes do mundo. O contacto frequente com os mesmos assume-se como uma mais-valia na partilha de ideias, inspirações e conhecimentos. O segredo é nunca parar de estudar e ter um coração de aprendiz, penso que a curiosidade em adquirir novos conhecimentos deve ser constante.

Dá formação de Arte Floral. Quer desvendar-nos quais são as actuais tendências? Quais as flores e cores que mais se destacam?

A tendência caracteriza-se pelo bom gosto e senso na escolha de flores de qualidade e diferentes variedades. A compra não deve ser orientada apenas pelo preço, a criatividade e a qualidade são fatores prioritários, devendo-se evitar a repetição de flores.

De que forma se pode criar um arranjo floral bonito e atual, com um orçamento reduzido?

As flores da época e os produtores regionais ajudam imenso no custo final. Em Portugal temos produtores que cultivam flores que são das melhores do mundo, temos que olhar atentamente para essas produções internas.

Cada vez mais as flores estão presentes na decoração das nossas casas, em particular quando recebemos convidados. De que forma se devem articular os arranjos florais com o tableware?

Deve estar em sintonia com o briefing inicial, onde se percebe qual será a ocasião e para quantas pessoas, a localização, e qual será a decoração do ambiente que receberá os arranjos, para que tudo esteja em plena harmonia.

A Tatiana tem nas suas origens influência de diferentes geografias. De que forma essas diferentes culturas influenciam as suas preferências?

As minhas origens proporcionaram uma criação multicultural, cresci num ambiente em que tudo era experienciado. Sem dúvida alguma que a minha criatividade e curiosidade em aprender surgiram do meu meio familiar.

Quais são as flores que elege em cada estação?

É uma pergunta de difícil resposta. Quando se trata de flores naturais, sou apaixonada por todas, contudo as minhas favoritas são as frésias coloridas.

Que conselhos e truques nos pode deixar para que os arranjos consigam preservar a sua beleza durante mais tempo?

O segredo começa na compra, através da escolha de bons produtores e flores de qualidade, sequencialmente o mais importante são os cuidados. A higienização das jarras, o corte das flores, a limpeza dos caules e a troca da água diariamente, são alguns cuidados que devemos ter quando as flores possuem uma boa procedência, porém requer disciplina e cuidado diário.

O que mais procuram as noivas quer para a decoração do espaço de casamento, quer para o bouquet?

Existem vários tipos de noivas, mas os estilos mais naturais, soltos, desconstruídos são os mais procurados, remetem aos jardins naturais onde as flores florescem naturalmente e esse design visual encanta a toda gente.

Quais deverão ser as principais preocupações de uma florista para corresponder às expectativas para um dia tão especial?

No meu ponto de vista existem vários aspectos a ter em consideração: o planeamento, o alinhamento das expectativas da noiva e do noivo, um contrato que contemple todos os pormenores, um orçamento bem elaborado, encomendar tudo com muita antecedência e ter um plano B para possíveis imprevistos, como por exemplo, o clima.

© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande