De folhagem exuberante, a Monstera, ou Costela-de-Adão, torna qualquer ambiente… tropical. Esta planta, que se tornou uma tendência de decoração é perfeita para colocar numa sala iluminada ou na casa de banho que tenha alguma luz, um local quente e húmido. Fácil de cuidar, é a planta ideal para quem se está a iniciar na arte da jardinagem e quer começar a sua indoor jungle!
Nomes Comuns Costela-de-Adão
Família Araceas
Origem Floresta tropical. Sul do México
Sabia que…
A palavra Monstera significa, literalmente, “monstruosa” em Latim, e a planta recebeu esse nome devido ao tamanho das suas folhas, muito maiores do que na maioria das plantas ornamentais?
Características principais
![](https://hortodocampogrande.pt/wp-content/uploads/2024/06/05_HCG_icones.jpg)
![](https://hortodocampogrande.pt/wp-content/uploads/2024/06/06_HCG_blog_img2x-1-2.jpg)
![Monstera](https://hortodocampogrande.pt/wp-content/uploads/2024/06/07_HCG_blog_img2x-1-1.jpg)
Variedade de espécies
Com mais de 60 espécies existentes, destacamos as mais populares:
Monstera deliciosa, Monstera oblíqua, Monstera pertusa, Monstera accuminata, Monstera adansonii.
![Mini Monstera (Rhaphidophora tetrasperma)](https://hortodocampogrande.pt/wp-content/uploads/2024/06/08_HCG_blog_img2x-1-1.jpg)
![Monstera adansonii](https://hortodocampogrande.pt/wp-content/uploads/2024/06/09_HCG_blog_img2x-1-1.jpg)
Curiosidade
As suas folhas, verdes, brilhantes e em forma de coração, tornam-se fendidas e perfuradas com a idade.
Dizem que são parecidas com o Queijo Suíço, “Swiss Cheese Plant”, pelos seus engraçados e peculiares furos.
![Monstera adansonii](https://hortodocampogrande.pt/wp-content/uploads/2024/06/10_HCG_blog_img2x-1-1.jpg)
![Monstera deliciosa variegata](https://hortodocampogrande.pt/wp-content/uploads/2024/06/11_HCG_blog_img2x-1-1.jpg)
Como cuidar
É uma planta pouco exigente e é resistente a esquecimentos de rega e a pragas e doenças, mas para manter a sua folhagem exuberante bonita, precisa de alguns cuidados.
Luminosidade: Natural de um ambiente tropical, a Monstera adapta-se a uma grande variedade de condições de luz. Prefere bastante luz indirecta (ou filtrada), mas tolera ambientes mais escuros e até mesmo sol directo.
Rega: No caso da Monstera é sempre preferível regar a menos do que a mais! O excesso de água, ou má drenagem, pode provocar o apodrecimento das raízes.
Temperatura: Como planta tropical, a Monstera, prefere temperaturas moderadas (entre 18 e 24 ºC), mas como planta resistente que é, aguenta as temperaturas mais frias.
Substrato: O solo deve ser um solo florestal rico em matéria orgânica. As mudanças de vaso devem ser feitas na Primavera ou Verão, com plantas maduras, a cada 2 ou 3 anos.
Cuidados: A Monstera não é pet-friendly.
As folhas e os caules da Monstera contêm substâncias tóxicas que podem provocar envenenamentos graves se ingeridas. Náuseas e dores de cabeça são alguns dos sintomas que podem surgir e por isso é muito importante prestar atenção: especialmente após o corte de folhas ou à poda da planta, quando crianças e animais domésticos se aproximam dela, pois um mero contacto pode causar problemas graves.
Sugestões
© Horto do Campo Grande