Plantas e patudos: não há melhor combinação para uma casa alegre e divertida. Mas, ter plantas e animais domésticos em casa pode ser um grande desafio!

As cores e os formatos das plantas atraem gatos e cães, que apesar de muito diferentes, adoram, por razões diferentes, mastigá-las e comê-las. Como algumas plantas podem ser tóxicas para os animais, há que ter cuidado e certificar-se que as plantas que tem em casa são pet friendly. Neste artigo mostramos-lhe algumas plantas consideradas seguras para os pets e, por outro lado, algumas plantas que não são pet friendly por serem tóxicas.

Deixamos uma seleção das plantas a escolher quando tem animais de estimação:

Orquídea

A beleza das Orquídeas desperta verdadeiras paixões. Com flores delicadas embelezam e decoram a casa de forma distinta. São lhes reconhecidas propriedades de purificação do ar, e como não libertam aromas intensos, não causam alergias. Além disso os seus animais estarão com elas totalmente protegidos, porque para além de não serem tóxicas, não atraem muito a sua atenção.

Plantas Pet Friendly - Orquídea

Plantas Pet Friendly

Calathea

A Calathea é uma planta pet-friendly, ou seja, ela não é tóxica para cães e gatos. Isso faz dela uma excelente escolha para casas com animais de estimação. Para além disso, gosta de mover-se para captar melhor a luz e tem a capacidade de purificar o ar. É uma planta pouco exigente em termos de manutenção e pelo desenho das suas folhas irá criar impacto na decoração de sua casa.

Plantas Pet Friendly
Plantas Pet Friendly - Calathea

Chamaedorea

A Chamaedorea é uma pequena palmeira de interior, com folhas de verde intenso, muito elegante e delicada que se integra muito bem na decoração de interiores. Embora desperte a atenção dos seus pequenos felinos, não os vai colocar em perigo, porque não é tóxica. As suas folhas suaves e permeáveis são uma festa sensorial viciante para eles.

Plantas Pet Friendly - Chamaedorea

Plantas Pet Friendly

Suculentas

As suculentas são plantas que não exigem grandes cuidados, são óptimas para iniciados e para quem tem pouco tempo para lhes dar atenção. Depois de adaptadas ao ambiente, as suculentas reproduzem-se, dão flor, mudam de contornos e até de cores. Nem todas as suculentas são seguras para animais de estimação, fique a conhecer:

Suculentas seguras para pets (pet-friendly):

  • Haworthia (como Haworthia fasciata, conhecida como “zebra plant”)
  • Echeveria (muito utilizada na decoração de interiores)
  • Rabo-de-burro (Sedum morganianum)
  • Rosa-de-pedra (Sempervivum)

Suculentas tóxicas para pets (NÃO pet-friendly):

  • Kalanchoe (pode causar vómitos, diarreia e problemas cardíacos)
  • Eufórbias (como Euphorbia tirucalli, o seu látex é irritante e tóxico)
  • Aloe vera (apesar de ser benéfica para humanos, é tóxica para cães e gatos, causando vómitos e letargia)
  • Jade (Crassula ovata, é tóxica e pode originar vómitos e mudanças no comportamento)
Plantas Pet Friendly
Plantas Pet Friendly - Suculentas

Tenha atenção caso possua as seguintes plantas, são tóxicas e por isso NÃO são pet-friendly:

Yucca elephantipes

Também conhecida como Pata de Elefante, é uma planta muito escultural e uma tendência na decoração de interiores. Além da fácil manutenção, das propriedades purificadoras do ar, a Yucca é considerada tóxica para cães e gatos devido à presença de saponinas esteroidais, que podem causar reações adversas nos pets se ingerida.

Plantas Pet Friendly - Yucca elephantipes

Plantas Pet Friendly

Dracaena

A Dracaena é considerada uma das plantas de interior mais resistente, ao adaptar-se facilmente a qualquer meio ambiente. A tonalidade “tricolor” das suas folhas, de um verde muito escuro e com as pontas “rabiscadas” de púrpura, fazem desta uma planta muito original. Apesar das suas qualidades, a Dracaena não é pet-friendly. Esta planta é tóxica para cães e gatos devido à presença de saponinas, compostos químicos que podem causar reações adversas nos animais.

Plantas Pet Friendly
Plantas Pet Friendly - Dracaena

Aglaonema

A Aglaonema (também conhecida como “Comigo-Ninguém-Pode”) não é pet-friendly, é uma planta considerada tóxica para cães e gatos devido à presença de oxalatos de cálcio insolúveis, que podem causar irritações severas se ingeridos. As suas folhas grandes e vistosas, de tonalidades e padrões diferentes, são a imagem de marca da Aglaonema. É uma planta de interior, perfeita para aqueles que estão a dar os primeiros passos no mundo das plantas, pois é muito fácil de cuidar, porém mantenha-na afastada dos seus pets!

Dicas para quem tem animais de estimação:

Embora sejam plantas totalmente seguras para cães e gatos, deixamos-lhe algumas dicas para que estas também fiquem em segurança:

  • Quanto mais inalcançáveis estiverem as suas plantas, melhor.
  • Evite colocar qualquer tipo de têxtil por baixo dos vasos, a tentação de puxar os tecidos, vai sempre ser mais forte;
  • Evite colocar o vaso no móvel favorito do seu animal de estimação;
  • Trate ambos com amor e usufrua de todos os benefícios que estes lhe vão proporcionar.

Mesmo sendo plantas pet friendly, é sempre bom evitar que o seu pet tenha o hábito as mastigar. Esse hábito pode levar à ingestão de terra ou outros produtos químicos. Certifique-se que os fertilizantes ou pesticidas usados nas plantas não são tóxicos, pois podem ser mais perigosos para os pets do que a planta propriamente dita. Mantenha as plantas tóxicas fora do alcance dos seus pets, colocando-as em locais altos ou inacessíveis. Observe o comportamento do pet e caso suspeite que ele ingeriu algo procure um veterinário de imediato!

© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande