O Dia dos Finados, conhecido também como Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia dos Mortos é celebrado, anualmente, pela Igreja Católica, no dia 2 de Novembro.


Esta celebração evoca a memória e presta homenagem a todos os familiares ou amigos que já partiram, numa visita aos cemitérios, onde se rezam também orações pela sua alma. Esta é uma tradição que remonta ao século II, na qual os cristãos tinham o hábito de rezar pelos falecidos, com a esperança de lhes salvar a alma. E já no século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX aconselhavam os cristãos a dedicar um dia por ano para rezar por quem já havia falecido. Mais tarde, no século XIII, a data passou a ser oficialmente celebrada a 2 de Novembro, pela Igreja Católica, um dia depois do Dia de Todos os Santos.

Bouquet crisântemos
Ramo crisântemos

A tradição mantém-se. Nesta data, milhares de pessoas cumprem o ritual de visitar os cemitérios e levar arranjos de flores como forma de expressar o carinho e a saudade por aqueles que partiram. As espécies mais procuradas para este dia são os crisântemos e as rosas.

Com origem na Ásia (China e Japão), o crisântemo (chrysanthemum), pertencente à família Asteraceae, é a flor, tradicionalmente, utilizada no Dia dos Finados, por representar a vida e a morte. A espécie é conhecida pela variedade de formas e cores e, enquanto no Ocidente, lhe é atribuída a ligação à morte, no Oriente, simboliza fidelidade, optimismo e alegria.

As rosas também são habitualmente utilizadas para homenagear aqueles de quem se sente falta. A rosas brancas simbolizam paz, harmonia e espiritualidade, enquanto as rosas vermelhas representam coragem, respeito e carinho.

Arranjo em forma de coração
Arranjo redondo crisântemos
Arranjo redondo margaridas
Crisântemo rosa
Crisântemo branco
Crisântemo amarelo

Em arranjos, bouquets ou vaso, conheça a nossa variedade de flores em loja ou online.