As suas folhas bicolores, verde-claras na parte superior e arroxeadas na parte posterior, fazem da Calathea uma planta muito exótica, ideal para criar um ambiente de alegria e vitalidade na decoração de sua casa. Gosta de mover-se para captar melhor a luz e tem a capacidade de purificar o ar. Pode crescer até 1 metro.
Nomes Comuns Galatea, Calatéia-pena-de-pavão, Maranta-pavão
Família Marantaceae
Origem Brasil e América do Sul
Variedade de espécies
Das mais de 150 espécies existentes, destacamos as mais populares:
Calathea Orbifólia, Calathea Zebrina, Calathea Lancifólia,
Calathea Rufibarba, Calathea Ornata, Calathea Roseopicta,
Calathea Warscewiczii, Calathea Setosa, Calathea Crocata
Características principais
Como cuidar
A Calathea precisa de alguns cuidados para que se sinta como no seu habitat natural, e as suas folhas únicas se apresentem saudáveis e bonitas.
Luminosidade: As Calatheas não são plantas grandes, no seu habitat natural, vivem sob outras espécies maiores. Por isso preferem luz filtrada, ou meia-sombra, uma vez que as suas folhas não estão preparadas para receber luz solar directa.
Rega: Habituada a um clima tropical, para a Calathea é importante ter o solo húmido, mas não demasiado: no Inverno deve ser regada no máximo uma vez por semana e no Verão sempre que vir que a terra está seca é hora de regar (a melhor forma é validar com o dedo se a terra está húmida a 2/3cm de profundidade, lembre-se que menos água é sempre melhor que água a mais). Já a humidade deve ser a mais alta possível. Se mora num ambiente seco deve pulverizar as folhas com água sempre que puder e colocá-la ao lado de outras plantas. Utilize, sempre que possível, água filtrada ou da chuva.
Temperatura: Como planta tropical, a Calathea, prefere temperaturas moderadas (entre 15 e 23 ºC) sem alterações abruptas.
Poda: A Calathea só precisa de ser podada quando está com folhas velhas ou amareladas.
Substrato: Um solo húmido é muito importante para manter a Calathea saudável, por isso precisa de um substrato rico em matéria orgânica, com boa drenagem, que pode ser conseguida com a mistura de alguma argila expandida.
© Horto do Campo Grande