Originária de terras quentes, da Serra Leoa aos Camarões, a Ficus Lyrata pertence à família das figueiras e é, sem dúvida, uma planta que se enquadra muito bem numa decoração de interiores contemporânea e minimalista, onde a sua presença se vai destacar.
Nomes comuns: Figueira-lira, Ficus-lira, Ficus Lirata
Família: Moraceae
Origem: África, Camarões, Serra Leoa
Famosa pelas suas folhas em forma de lira, a Ficus Lyrata é também conhecida como “Figueira-lira”. O nome lyrata deve-se à semelhança das suas folhas – verdes-escuras, brilhantes, com uma textura semelhante ao couro – com o clássico instrumento musical, a lira.
É uma planta de exterior que tendencialmente tem sido trazida para ambientes de interior, onde ganha um papel de destaque junto a outras plantas. No seu habitat natural esta planta chega a atingir 10 metros de altura, contudo, em vaso atinge no máximo entre 3 e 4 metros. Como planta de interior, o seu crescimento tende a ser mais lento e sua folhagem mais dispersa, mas muito decorativa.
É bastante resistente e adapta-se a ambientes e condições menos perfeitas. No entanto, não se descuide… ela precisa de alguns cuidados e sobretudo de tempo para se ambientar. Quando é trocada de ambiente ressente-se. Por isso aconselhe-se sobre qual o melhor local para a colocar, na sua sala, quarto, hall ou escritório.
Além de muito decorativa, a Ficus Lyrata é conhecida pela sua capacidade de absorver e bloquear a poluição sonora, purificar o ar e filtrar as toxinas.
Características Principais
Como cuidar
A Ficus Lyrata é a planta ideal para os amantes de plantas já com alguma experiência ou para os aventureiros que querem começar a sua “selva urbana” em casa. Mas tenha em atenção que precisa de alguns cuidados para que as suas lustrosas folhas continuem bonitas.
Luminosidade: Este é um dos cuidados mais importantes para manter as folhas da Ficus Lyrata bonitas e saudáveis. Esta planta prefere bastante luz indirecta (ou filtrada). Mas tolera algumas horas de sol directo, desde que sempre afastada do vidro da janela, para não queimar as suas folhas.
Dica: Rodar cerca de 90º a cada semana e expor todos os lados da planta à luz.
Para manter a árvore com porte adequado a ambientes internos, pode o topo.
Rega: Habituada a um clima tropical, para a Ficus Lyrata é importante ter o solo húmido, mas não demasiado. A melhor forma para saber se é hora de regar é colocar o dedo na terra a 2/3cm de profundidade e perceber se a terra está húmida. Nos meses mais quentes esta planta adora que pulverizem as suas folhas.
Temperatura: Como beleza de terras quentes que é, adora temperaturas entre 20-28ºC. Mas cuidado, temperaturas elevadas podem provocar manchas castanhas na folhagem e/ou até mesmo a sua queda. Se verificar que a sua planta começa a deixar cair muita folha ou se, por sua vez, as suas enormes e brilhantes folhas começarem a ficar baças e manchadas, afaste-a de desumidificadores ou aquecimentos.
Substrato: Neste ponto a Ficus Lyrata não é muito exigente. Um substrato universal terá os nutrientes necessários para esta planta.Cuidado: Em caso de ingestão, a Ficus Lyrata é considerada TÓXICA para os animais.
Sabia que…
A Ficus Lyrata dá um fruto parecido com o Figo, mas que não é comestível?
Para quem adora Ficus Lyrata mas não tem um ambiente propício
ao seu desenvolvimento poderá optar por um artificial
Sugestão vasos para a sua Ficus Lyrata
© Horto do Campo Grande
Key Words: Plant Care, Como Cuidar, Ficus Lyrata, Lira, Figueira, Figueira-lira, Cuidados, Decoração, horto do campo grande, Plant Styling, plantas, Plantas Exterior, Plantas Interior, Rega, Temperatura, Localização, Curiosidades, Purificador do ar