As plantas de interior são uma ótima maneira de dar vida à sua casa durante todo o ano. No inverno, a maioria das plantas encontra-se num período de hibernação, uma forma de se protegerem das condições climáticas adversas. Mas, com os cuidados necessários, na primavera, as plantas vão voltar a exaltar a sua beleza e vivacidade.
Confira as tarefas essenciais para cuidar das plantas de interior no inverno
Afastar as plantas de fontes de calor
As plantas de interior não gostam de mudanças repentinas de temperatura. Mantenha-as afastadas de fontes diretas de calor, como radiadores, aquecedores, lareiras e saídas de ar condicionado.
Mudar as plantas de interior para locais com maior luminosidade
É importante que, durante os meses mais frios, a planta esteja num ambiente onde receba luminosidade natural durante algumas horas. Se as suas plantas estiverem num local pouco iluminado, deve colocá-las num lugar com mais luz natural.
Regar as plantas com menor frequência
Regar demasiado nos meses mais frios pode causar problemas específicos nas plantas de interior como a proliferação de fungos, devido ao excesso de água e humidade. O aconselhável é regar de forma moderada. A melhor forma de verificar se a planta necessita de água é fazer o “teste do dedo”, introduzindo-o cerca de 3cm na terra e só regar se a encontrar seca.
Nota: O inverno é a altura do ano em que a maioria das plantas se encontra “adormecida”, uma forma de se protegerem das condições climáticas, registando um crescimento mais lento e menos necessidades de serem regadas.
Limpar e remover as folhas das plantas
Retirar as folhas secas e as flores mortas, limpar delicada e regularmente o pó das folhas das plantas de interior, de preferência com água desmineralizada, são tarefas que lhes permitirão receber e absorver maior quantidade de luz e favorecer a sua capacidade de alimentação e nutrição através da fotossíntese, contribuindo para que cresçam mais saudáveis.
Conheça as plantas mais resistentes no inverno
As plantas com características mais adaptadas ao inverno, que exigem menos cuidados, e por isso consideradas mais resistentes a esta estação do ano são o lírio da paz (spathiphyllum), as sanseviérias (a espada de São Jorge, a espada de Santa Bárbara, a lança de São Jorge, etc.), os cactos, as suculentas, as orquídeas, as begónias, a monstera deliciosa e a samambaia (nephrolepis).
Ao fornecer a quantidade de luz adequada, água suficiente e temperaturas apropriadas às necessidades de cada planta, garantirá o bem-estar das suas plantas durante o inverno, preservando a saúde e a beleza das espécies.
A equipa do Horto do Campo Grande, constituída por profissionais experientes e qualificados, presta serviço de manutenção de plantas em espaços de interior, consulte-nos! info@hortodocampogrande.com.
© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande