Está oficialmente inaugurada a quadra mais mágica do ano. O Natal é união e alegria, é tempo de festa e reencontros. Família e amigos reúnem-se para celebrar este momento que nos envolve em nostalgia e nos remete para as memórias da infância. Pedimos os conselhos à nossa florista para decorar a casa e a mesa, e para receber todos os que são importantes com o verdadeiro espírito de Natal.
Decorar a casa é uma ótima forma de trazer o espírito natalício para o espaço onde vive. As Coroas de Natal são o elemento decorativo indispensável em qualquer casa. Seja para a porta de entrada, para decorar paredes, suspender ou colocar em cima da lareira, as coroas de Natal tornam qualquer ambiente num espaço mais natalício.
Com uma base redonda, forrada de rama natural de abeto e decorada com apontamentos vermelhos – hastes de ilex, ramagens com bagas vermelhas ou azevinho –, pinhas e pequenos bugalhos e uma bonita fita de veludo vermelha, consegue uma versão tradicional. Para, com o mesmo tipo de base, conseguir um resultado elegante e festivo, basta juntar pequenas bolas e plantas artificiais em tons prata ou dourados e apontamentos de branco, que simulam a neve tão característica da terra do Pai Natal. Outra opção, menos tradicional, mas igualmente bonita são as decorações em tons quentes de laranja. Consegue-a colocando rodelas de laranja desidratada, pequenos molhos de aromáticos paus de canela, flores naturais, como hastes de eucalipto baby e pinhas. Para lhe dar um toque de brilho basta juntar bolas com acabamento brilhante ou glitter.
Todos estes elementos de decoração podem também ser aplicados em Festões artificiais ou naturais ( para conseguir um festão natural basta prender pequenas hastes de abeto natural a uma corda, com o comprimento que pretende para o festão). Este é um ornamento óptimo para decorar centros de mesas, lareiras, os corrimões das escadas, assim como colocar à volta das portas com grinaldas de luzes LED. Para recantos e outros locais da casa, para além da tradicional Árvore de Natal, aposte em decorações como Globos de Neve, os Quebra-nozes e o Pai Natal, símbolos da época mais mágica do ano e que vão fazer as delícias dos mais novos.
O pinheiro, natural ou artificial, é a planta tradicional desta época do ano. A tradicional árvore de Natal onde debaixo se colocam os presentes para abrir na noite de Natal pode, em dimensões mais reduzidas, ser utilizada na decoração de mesas e aparadores. Pequenos abetos feitos com bases de madeira revestidas com plantas naturais, como as hastes de abeto nórdico, com ou sem neve, piceas envasadas e de diferentes alturas, criam ambientes mágicas e de sonho. Junte outras plantas naturais, como azevinhos baby e poinsettias, colocados em vasos e cachepôs e muitas velas para criar um ambiente mais quente e intimista.
Utilize flores naturais, ramagens verdes de abeto, cameleira e eucalipto e apontamentos de ilex vermelho e azevinho, que combinem com o ambiente natalício. A Poinsettia, também conhecida como Estrela do Natal, as Rosas Vermelhas e as Begónias são também óptimas opções, de plantas naturais, que pode juntar às suas decorações para receber as festas que se aproximam.
O musgo serve de base para colocar as figuras do presépio, onde não falta o estábulo, o menino Jesus, José, Maria, as ovelhas, o burro, a vaca e os três reis magos. O musgo também pode ser utilizado como base de bonitos arranjos de Natal.
© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande