As tendências para flores e arranjos florais em 2025 combinando estética, sustentabilidade e novas abordagens de design. Conheça algumas das principais tendências em destaque este ano:
1. SUSTENTABILIDADE E FLORES LOCAIS
A sustentabilidade é cada vez mais uma prioridade. Arranjos que utilizem flores locais, sazonais e cultivadas de forma ética, com menor impacto ambiental; flores nativas que promovem e preservam a biodiversidade.
2. DESIGN NATURAL E ORGÂNICO
Em 2025, as tendências apontam para arranjos florais com uma abordagem mais natural e “despretensiosa”. Arranjos de flores com formatos irregulares, arranjos mais soltos e “selvagens”, com texturas e formas variadas, imitando a estética do crescimento natural.
3. PALETA DE CORES SUAVES E NEUTRAS
Embora as cores vibrantes nunca saiam de moda, este ano, as paletas mais suaves de tons pastel (lavanda, pêssego, rosa suave, creme), e tons terrosos (bege, castanho, caramelo), são as mais populares. O minimalismo de cores, com uma mistura de tons subtis e harmoniosos, predomina.
4. FLORES SECAS E PRESERVADAS
As flores secas continuam a ser uma tendência crescente, já que são duráveis e podem ser usadas para criar arranjos de longa duração. Têm uma estética vintage e natural, altamente valorizada. Arranjos de flores preservadas e secas são cada vez mais comuns em decorações de interiores e eventos. Releia o artigo do nosso blog Green Attitude sobre os cuidados a ter com arranjos de flores secas e preservadas, aqui.
5. FLORES EXÓTICAS E TROPICAS
Flores exóticas, como Orquídeas, Hibiscos e Strelitzias Nicolai, estão a ganhar popularidade. Estas flores são perfeitas para criar pontos focais em arranjos mais ousados e vibrantes, e criar ambientes tropicais e exóticos em eventos.
6. ELEMENTOS NATURAIS
Flores combinadas com outros elementos naturais, como folhas secas, galhos, ramos de árvores, ou mesmo frutas e sementes, são uma tendência crescente. Estes elementos conferem textura, assimetria e um toque rústico e natural aos arranjos.
7. ARRANJOS EM VASOS
Em 2025, esperam-se contributos ao nível do design e das matérias-primas dos vasos: novas formas geométricas, designs assimétricos e formas mais orgânicas, desenvolvidos em materiais como o vidro reciclado, a cerâmica artesanal, os metais escovados e os materiais eco-friendly.
8. FLORES PARA BEM-ESTAR
A conexão entre as flores e o bem-estar continua a ganhar cada vez mais expressão. As flores presentes em arranjos e decorações desempenham também um papel terapêutico, calmante e relaxante, que influenciam positivamente o ambiente ao seu redor.
Estas tendências reflectem uma busca pelo equilíbrio entre inovação, beleza natural e respeito pelo meio ambiente, encontrando um equilíbrio entre o moderno e o orgânico, criando experiências sensoriais únicas.
SUGESTÕES DAS FLORISTAS NA NOSSA LOJA ONLINE
© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande