Lisboa voltou a pulsar tecnologia entre 10 e 13 de Novembro com a décima edição do Web Summit, e como já é habitual, o Horto do Campo Grande levou a natureza aos espaços deste evento, que se repartiu entre a MEO Arena e a FIL, e reuniu executivos de empresas globais como a Microsoft, Meta, Tencent, Qualcomm, IBM, Uber, TikTok ou Cloudflare, num encontro que ultrapassou os 71 mil participantes provenientes de 157 países.

A edição deste ano confirmou a importância crescente do Web Summit no panorama tecnológico mundial. O futuro da tecnologia foi o tema central, com a inteligência artificial a dominar praticamente todos os palcos. Dos agentes generativos aos novos modelos especializados por sector, da relação entre dados, segurança e democracia ao impacto da IA na educação, saúde, mobilidade e economia criativa, a sensação foi de que a tecnologia deixou de ser um campo isolado para se tornar o tecido que atravessa todas as dimensões da vida contemporânea.
A equipa liderada por Vera Quintas (Eng.ª Agrónoma e Designer de Interiores, do Departamento de Projecto e Construção de Espaços Verdes do HCG), foi novamente desafiada a transformar os espaços interiores do Web Summit. A abordagem seguiu uma linha clara: criar ambientes acolhedores, frescos e sensoriais, capazes de equilibrar o ritmo intenso do evento com uma atmosfera de pausa e conforto visual. Espécies minuciosamente seleccionadas foram distribuídas pelos diferentes núcleos da conferência, funcionando como pontos de respiração entre palcos, reuniões, entrevistas e zonas de networking.

Mas um dos elementos que conquistou todos os olhares foi uma peça de assinatura: a enorme mesa Horto Collection. Com cerca de 10 metros de comprimento, construída em cedro vermelho do Líbano na sua cor natural e assente em pés metálicos em preto mate, a mesa revelou-se uma verdadeira instalação funcional. A peça demonstra a essência da linha Horto Collection, com soluções totalmente feitas à medida, onde design, matéria-prima e funcionalidade se articulam para responder às necessidades específicas de cada projecto.

Saiba mais sobre a nossa colecção Horto Collection, aqui.

© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande