Exteriores

Portugália Cervejaria Belém

Projeto de intervenção paisagística desenvolvido para o Grupo Portugália, no ano em que a marca celebrou 100 anos de uma história incontornável na restauração portuguesa. Uma intervenção pensada para valorizar os espaços, reforçando a sua identidade, o conforto e a experiência do cliente.

Integrar a natureza nos espaços

A intervenção teve como principal objetivo acompanhar o processo de requalificação e modernização da Portugália Cervejaria Belém, no edifício Espelho de Água, junto ao Padrão dos Descobrimentos, integrando vegetação de forma coerente com a arquitectura, o conceito da marca e a vivência dos clientes. A introdução de plantas em interiores, exteriores e acessos permitiu criar ambientes mais acolhedores e com maior ligação à natureza.

Valorizar esplanadas e espaços exteriores

As esplanadas assumem hoje um papel central na experiência de restauração, especialmente em localizações de grande relevância urbana e turística. A utilização de plantas permitiu suavizar a envolvente urbana, criar barreiras visuais naturais e transformar estes espaços em refúgios verdes, mais convidativos e tranquilos.

Floreiras por medida Horto Collection

Para a delimitação e valorização da esplanada, foram utilizadas floreiras Horto Collection, produzidas por medida e com acabamento personalizado. Estas floreiras com estrutura em acrílico, para além de permitiram criar uma barreira vegetal contínua, perfeitamente ajustada ao layout do espaço e à identidade da marca, criam uma barreira de segurança. Para além da vertente estética, estas floreiras garantem durabilidade, resistência e uma correcta gestão hídrica, assegurando a longevidade da intervenção.

Seleção de espécies

A escolha das espécies teve em consideração critérios estéticos, funcionais e de adaptação às condições específicas do local, como exposição solar, vento e proximidade ao rio. Espécies como Metrosideros, Myrtus, Rosmarinus, Loropetalum, Pittosporum ‘Nana’, Stipa e Festuca conferem variedade de texturas, movimento e interesse visual ao longo de todo o ano, assegurando simultaneamente resistência e baixa exigência de manutenção.

Manutenção e acompanhamento contínuo

Para garantir a qualidade e o bom estado dos espaços ao longo do tempo, o Grupo Portugália recorreu também ao serviço de manutenção do Horto do Campo Grande. Um acompanhamento regular e especializado que assegura a vitalidade das plantas e a coerência estética da intervenção, reforçando a durabilidade e o impacto positivo do projeto.

Com esta intervenção, o Horto do Campo Grande reforça o seu papel como parceiro estratégico em projetos de restauração, contribuindo para a criação de espaços mais humanos, acolhedores e alinhados com a identidade de cada marca.

Saiba mais sobre este projecto ao ler o artigo completo aqui.

Ficha Técnica

Cliente
Grupo Portugália
Localidade
Lisboa
Projecto
HCG, em colaboração com Inês Moura, Arquitecta do Grupo Portugália
Execução e Manutenção
Horto do Campo Grande
Data de execução
2025