Com origem na Europa e levadas para o Brasil pelos portugueses, na época da colonização, as couves são uma das hortícolas mais utilizada na gastronomia de diversos países. Saladas, refogados, sumos, sopas, caldos, molhos, recheios, há uma infinidade de opções para este versátil legume. Por cá as couves não podem faltar na ceia de Natal a acompanhar o bacalhau e no famoso cozido à portuguesa!
Diferentes cores, tamanhos e feitios
Há uma grande variedade de espécies de couves. As que mais cultivamos em Portugal são:
Razões para inserir couves na sua alimentação
As couves são consideradas um ‘superalimento’, devido aos seus altos níveis de vitaminas A, C e K, fibra, proteína, cálcio e ferro. Além do poder vitamínico, são ideais para quem pretende perder peso porque são pobres em gordura e ricas em fibras. Mas além destes, as couves reúnem ainda mais benefícios para a saúde:
• Aliadas do cérebro – As couves lombardas são ricas em vitamina K e antocianinas que ajudam a função mental e na concentração. Estes nutrientes também previnem danos nos nervos, melhorando a defesa contra a doença de Alzheimer e demência.
• Elixir de beleza – Ricas em enxofre, conhecido como o mineral da beleza, as couves ajudam a secar a pele oleosa e a acne. Internamente o enxofre é essencial à queratina, uma substância proteica necessária à saúde do cabelo, unhas e pele.
• Previnem o do cancro – Ricas em Lupeol, sinigrina e sulforafano, que estimulam a actividade enzimática e inibem o crescimento de tumores cancerígenos.
• Ajudam a prevenir a tensão alta – O alto teor de potássio ajuda a alargar os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue.
• Promovem o alívio das dores de cabeça – Uma compressa quente feita com folhas de couve pode ajudar a aliviar a dor de cabeça. Esmague folhas de couve, envolva num pano e aplique na testa. Além disso, para dores de cabeça crónicas, beba entre 25 e 50 ml de sumo de couve crua por dia.
• Anti-inflamatórias e reguladores de açúcar no sangue – Os pigmentos da couve roxa reduzem os níveis de açúcar no sangue e aumentam a produção de insulina e ainda têm propriedades anti-inflamatórias.
Cultive você mesmo
Com a chegada do tempo mais frio, chega também a época de excelência das couves e de as introduzirmos ainda mais nas nossas receitas. Se tiver onde as cultivar saiba que elas são uma espécie que gosta de pouco sol e de muita água, e por isso, plante-as no Outono e colha-as no Inverno.