Versátil e saudável, o tomate é um fruto que pode ser consumido cru, em molhos, em sopas, em doces caseiros, em sumos ou até desidratado. Há uma enorme variedade de receitas em que pode ser utilizado.

Diferentes cores e feitios

Pode apresentar diferentes tonalidades, como vermelho, amarelo, cor de laranja, verde ou mesmo roxo dependendo da sua variedade. No nosso país produzimos diferentes tipos de tomate:

Tomate chucha: Tem uma forma oval, poucas sementes e uma cor mais avermelhada. Ideal para snacks ou para secar.

Tomate cereja: É das qualidades mais adocicadas e muito utilizada em saladas e snacks.

Tomate coração de boi: Tem poucas sementes, uma casca bastante fina e uma polpa carnuda e saborosa, óptimo para consumir cru e como acompanhamento.

Tomate redondo: Este tomate é dos mais utilizados na indústria para fazer molhos (como o ketchup), doces e é dos mais encontrados nos supermercados, devido à sua resistência.
Tomate-rama: É das qualidades mais produtivas, rentáveis e com mais sabor.

 

Os benefícios do tomate

Além do poder desinflamatório e antioxidante o tomate tem inúmeros benefícios para o organismo: 

  • Protege o coração: Ajuda a diminuir a pressão sanguínea, o colesterol e ajuda a reduzir o risco de sofrer um AVC.
  • É um aliado da saúde óssea: Protege os ossos e os dentes e ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e osteopenia.
  • Protege a pele de queimaduras solares.
  • Ajuda a prevenir alguns tipos de cancro: Como é rico em vitaminas, está provado cientificamente que ajuda a prevenir o cancro da próstata, colorretal, do estomago e da mama.
  • Diminui o risco de desenvolver pedras nos rins: Rico em antioxidantes e com grandes quantidades de água presentes, o tomate ajuda a prevenir cálculos renais.
  • Amigo dos olhos e do cabelo: com nutrientes que o nosso corpo transforma em vitamina A o tomate promove uma melhor saúde ocular, da pele e do cabelo.
  • Repara os danos causados pelo tabaco :Um estudo concluiu que vegetais e frutos, em particular os tomates, podem ajudar a diminuir o declínio da função pulmonar de um ex-fumador, num período de 10 anos.

Sabia que o nosso país é dos que mais produz tomate a nível mundial e dos que mais exporta? Portugal exporta cerca de 77% da sua produção.