Este espaço de coworking, com localização premium, é conhecido também pelos seus espaços inspiradores, e um “clima de salutar networking”. O LACS disponibiliza espaços de trabalho flexíveis, salas de reuniões, estúdios privados, com acesso 24H, zonas de descontração e convívio, e até um rooftop com zona exterior.

Recentemente todo o espaço de Lisboa sofreu uma intervenção ao nível do seu interior, uma renovação total com assinatura do Studio Astolfi. Como a arquitecta responsável pelo projecto, Clara Urbinati, nos explicou, “nesta renovação pretendeu-se evocar uma sensação de lar e, ao mesmo tempo, abraçar a diversidade do cowork de forma flexível e dinâmica. No centro do nosso conceito estão formas lúdicas que envolvem o ambiente com energia e criatividade.”

O projecto de renovação e actualização do espaço envolveu cinco passos principais:

1. Color Palette: a definição de uma paleta de cores playful, que unifica a marca e os espaços interiores, criando um ambiente visualmente harmonioso. Esta utilização da cor apoia a identidade da marca e enriquece a experiência do utilizador.

2. Second Skin: uma selecção de novos materiais para revestir pisos, paredes e tectos, proporcionando uma ‘segunda pele’, contínua e durável. Esta “camada” adiciona textura e carácter, melhora a experiência sensorial geral, sempre com uma garantia de longevidade.

3. Space in Space: o novo design previu áreas multifuncionais que permitem a coexistência de diferentes actividades dentro do mesmo espaço. Estas zonas, adaptáveis, atendem a vários estilos e necessidades de trabalho, promovendo flexibilidade e dinamismo.

4. Space Dividers: foram criadas áreas distintas dentro deste conceito de open space, utilizando divisórias de espaço custom made. Estes elementos, não só delimitam os espaços, como também acrescentam personalidade e funcionalidade, contribuindo para um ambiente de trabalho organizado e eficiente.

5. Furniture: foram propostas peças de mobiliário que apoiam um ambiente de trabalho produtivo. Cada item foi escolhido pelo seu conforto, funcionalidade, e capacidade de se integrar harmoniosamente com o design geral, garantindo, ao mesmo tempo, uma utilização flexível dos espaços comuns.

A proposta de layout focou-se na criação de um espaço comum, aberto no piso da entrada, que promove a comunicação e a colaboração, e que conecta os múltiplos usos: lounge, cowork, cafetaria e auditorium. Incorporar estantes, cortinas e disponibilizar assentos, estrategicamente localizados, permitiu, ao mesmo tempo, criar áreas diversificadas e privadas. Os materiais escolhidos, em madeira, as cores quentes, os tons neutros dos pavimentos e da pintura das paredes e tectos e a utilização de tecidos, contribuíram para a criação de uma atmosfera acolhedora e confortável nos espaços de trabalho, que pretende inspirar a criatividade e a produtividade da comunidade LACS.

Neste ambiente, as plantas representam um papel importante para completar o design total do espaço. Ao inserir elementos “verdes” de diferentes dimensões, todos os espaços foram valorizados: as plantas servem como decoração e reforçam a sensação de um ambiente acolhedor e mais natural, ajudam a definir áreas e a dividir espaços, criando uma sensação de separação sem comprometer a abertura e fluidez do layout. “Sem dúvida, a introdução da “natureza” melhorou o resultado final e o bem-estar de quem usufrui do espaço”, tal como a Clara previu, e segundo a administração do LACS o feedback tem sido muito positivo, por parte de todos quantos o visitam.


SAIBA MAIS SOBRE AS PLANTAS DESTE PROJECTO

1. Hedera   2. Chamaedorea   3. Zamioculca Zamifolia + Syngonium   4. Calathea

A equipa de decoração do Horto do Campo Grande foi desafiada a contribuir para este aliciante projecto, de integrar o verde no novo layout do espaço. Após analisar o conceito e o projecto criativo do Studio Astolfi, e de se inteirar das necessidades do cliente, o departamento de decoração de interiores apresentou uma proposta personalizada, com floreiras cilíndricas Horto Collection, como a responsável Filipa Costa Almeida, nos refere. “De cor verde azulado e acabamento meio brilho, especialmente desenvolvidas para se integrarem na paleta de cores do Studio Astolfi, uma cor inusitada, divertida e contemporânea, que contrasta com as madeiras e cria um ligeiro contraste com os diferentes verdes das plantas”. As floreiras Horto Collection, by Horto do Campo Grande, em fibra de vidro, um material leve e estanque, têm rodízios, para permitir, sempre que os espaços necessitam de ser reorganizados, a sua fácil deslocação. Para criar um maior dinamismo no espaço foram seleccionadas plantas de diferentes espécies, com folhagens distintas e de diferentes tamanhos – Strelitzia nicolai, Ficus lyrata, Monstera deliciosa, Spathiphyllum –, que proporcionam uma sensação de delimitação das diferentes áreas, sem criar uma verdadeira barreira. Foram também colocadas plantas de menores dimensões – Calathea, Chamaedorea, Hedera, Scindapsus, Syngonium e Zamioculca Zamifolia –, nas prateleiras das estantes desenhadas pelo Studio Astolfi, que funcionam, ao mesmo tempo, como separador e elemento decorativo e, permitem dar vida e leveza aos espaços, e ao mesmo tempo, contribuem para uma melhor qualidade do ar, e para o bem-estar geral de quem deles usufrui.

“O Horto do Campo Grande tem, ao longo da sua existência, acompanhado as novas necessidades e comportamentos dos clientes, tem sabido inovar. Sempre apoiámos, ao longo dos nossos mais de 40 anos de história, empresas que partilham o mesmo ADN, projectos que se destacam pela inovação e qualidade, e este foi um desses projectos. Foi por isso, que desafiei a nossa equipa de marketing e comunicação a propor uma forma de a nossa marca estar presente no LACS.” Joaquim Silveira, Director-geral Horto do Campo Grande.

A resposta do departamento foi imediata “criarmos um recanto com assinatura Horto do Campo Grande, onde todos os que visitam o espaço se sintam, tal como nós, inspirados pela natureza, explica Pedro Pulido Valente, Director de marketing e relações públicas Horto do Campo Grande.

© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande