O Dia dos Finados, também conhecido como Dia dos Mortos ou Dia dos Fiéis Defuntos, é celebrado mundialmente no dia 2 de Novembro. A história deste dia remonta ao século V, quando a igreja começou a dedicar um dia do ano para rezar pela alma de todos os falecidos caídos no esquecimento. Nascida na França, a tradição acabou por propagar-se por toda a Europa, até que o Dia de Finados foi oficializado durante o século XI, pelos Papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX.

São várias as culturas que festejam esta data, cada uma com os seus próprios rituais, a variar desde eventos mais íntimos e discretos, a enormes festividades que atraem milhares de pessoas, como é o caso do México.

Em Portugal, nesta altura do ano, muitas famílias deslocam-se aos cemitérios de forma a homenagear e expressar carinho pelos seus entes queridos, levando consigo arranjos de flores.

Flores tradicionais do Dia dos Finados

Crisântemos
Com origem na China e no Japão, os Crisântemos são, sem dúvida, as flores mais tradicionais do Dia de Todos os Santos. Colocar Crisântemos junto às campas é um ritual muito comum, não só em Portugal, como em muitos mais países. O simbolismo associado aos Crisântemos também apela ao seu uso nessa data: enquanto no Ocidente, é lhe atribuída a ligação à morte, no Oriente, simboliza fidelidade, optimismo e alegria, representado assim, a vida e a morte.

Rosas

As Rosas brancas simbolizam a espiritualidade, reverência e o amor eterno, enquanto as rosas vermelhas simbolizam a coragem, o respeito e o amor. De origem asiática, podem integrar outras composições funerárias como as coroas ou cruzes para ornamentar as sepulturas.

Orquídeas

Com origem asiática e de uma beleza exótica extraordinária, as Orquídeas brancas simbolizam pureza espiritual e a eternidade. Por representarem o amor eterno que permanece pelo ente querido que faleceu, compõem muitos arranjos funerários que ornamentam as sepulturas.

Margaridas

De origem europeia e repleta de características marcantes, as Margaridas têm um significado especial para o Dia dos Finados, representando inocência e simplicidade. As Margaridas transmitem a ideia de que a vida é efêmera, mas a beleza e a pureza das almas permanecem.

Gladíolos

Originários da Ásia, África e Mediterrâneo, os Gladíolos são vistos como um símbolo de recordação e honra, sendo uma das plantas escolhidas para o Dia dos Finados. O nome  “Gladiolus” deriva da palavra latina “gladius”, que significa “espada”, uma referência à forma das folhas que se assemelham a uma lâmina.

Veja mais opções na nossa loja online

© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande

PME Líder, PME Excelência