Calor, dias longos e noites amenas convidam a desfrutar ao máximo as zonas exteriores. Prepare o jardim e receba o bom tempo em pleno!

Com o aumento das temperaturas, ter uma zona exterior bem cuidada, com as plantas mais adequadas e um sistema de rega automatizado é essencial para que o seu jardim mantenha a sua beleza e vivacidade!

Para cada zona do seu jardim, dependendo do tipo de vegetação existe um tipo de rega mais adequado. Antes de instalar o sistema de rega, é preciso analisar o jardim, identificar as necessidades hídricas da vegetação em causa, para instalar o tipo de rega mais adequado a cada área. Desta forma, terá a certeza que as suas plantas irão receber a quantidade de água que necessitam da forma mais adequada.

Rega por macro irrigação ou aspersão: A água é distribuída no solo sob o efeito de “chuva”, permitindo uma rega uniforme e regular na totalidade da superfície.
Aspersores: Indicados para superfícies de média a grande dimensão, como relvados ou parques públicos, os aspersores são emissores rotativos que funcionam a média pressão e conseguem alcançar uma distância entre 6 a 25 metros.
Pulverizadores: Ideais para regar pequenas áreas, os pulverizadores ou estáticos de cabeça, são emissores que funcionam também a média pressão mas com raio de alcance reduzido – entre 1.5 a 5.5 metros.

Rega localizada ou gota-a-gota: A rega é feita junto ao em pontos do solo através de tubos lineares com gotejadores, idealmente localizados junto a cada planta, que distribuem a água sob a forma de gota. Trata-se de um sistema que funciona com baixos caudais e níveis de pressão, sobejamente utilizado, sendo o mais sustentável e economizador de recursos.

Rega por microaspersão: Com este sistema de rega a água é distribuída em parcelas do solo, através de microaspersores que distribuem a água sob a forma de “chuva” ou nebulização. Sendo este um sistema de rega de curto alcance, é ideal para regar floreiras, pequenos canteiros ou pequenas superfícies onde a pressão total e/ou o caudal disponível são reduzidos.

Se tiver dúvidas, procure ajuda junto dos profissionais do Horto do Campo Grande que irão indicar-lhe o sistema de rega certo para o seu jardim, terraço ou varanda.

Petúnias Surfina
Sálvia
Cravinas

O início do Verão é a altura certa para plantar flores coloridas, com aromas agradáveis que mais tarde irá colher. É tempo de plantar petúnias, sálvias e cravos-túnicos, além de ásteres, goivos, gipsófilas, prímulas e miosótis.

Lembre-se que algumas plantas e hortícolas são mais sensíveis às temperaturas extremas, e para que cresçam saudáveis durante a época de calor é necessário protegê-las. Para minimizar as perdas de água e proteger os pés das plantas do calor, pode optar pelo empalhamento das culturas, através da cobertura do solo com materiais orgânicos como folhas de árvores, as sobras do corte da relva, ou casca de pinheiro. Desta forma irá proteger o solo, manter a frescura, reduzir a evaporação e evitar danos.

Compre online ou numa das nossas lojas