As Sansevierias, pertencem à família das Asparagaceae e são bem conhecidas pelas suas folhas longas, achatadas e carnudas. Com diferentes tonalidades de verde, e algumas delas, com apontamentos de amarelo, são muito utilizadas na decoração de interiores. Integram-se tanto em ambientes clássicos como modernos, são resistentes, fáceis de cuidar, e por isso, ideais para quem se inicia ou não consegue disponibilizar muito tempo ao cuidado das plantas. As suas capacidades purificadoras fazem delas uma óptima opção para serem utilizadas no quarto ou em espaços com pouca ventilação.

Neste tipo de plantas, o aconselhável é regar de forma moderada. A melhor forma de verificar se a planta necessita de água é fazer o “teste do dedo”, introduzindo-o cerca de 3 cm na terra e só regar se a encontrar seca. É importante ter em conta que, apesar de a Sansevieria ser uma planta resistente, é aconselhável usar um substrato com uma boa drenagem e rico em nutrientes para que a planta permaneça saudável. A Sansevieria desenvolve-se melhor em temperaturas entre 15-25ºC, mas suporta tanto temperaturas baixas, até aos 10ºC, como mais altas, até aos 30ºC.

Para garantir que as plantas cresçam saudáveis, é importante limpar delicada e regularmente o pó das folhas com um pano húmido. Esta tarefa vai permitir que absorvam maior quantidade de luz, o que vai favorecer a sua capacidade de alimentação e nutrição através da fotossíntese.

Como a Sansevieria, existem outras plantas de fácil manutenção como a Zamioculca, o Scindapsus ou o Spathiphyllum (Lírio da Paz).

Zamioculca
Scindapsus
Spathiphyllum

© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande