No Horto do Campo Grande assumimos e desenvolvemos uma política de apoio a instituições de acção social, com quem mantemos relações de proximidade ao longo do ano. Numa época tão especial, esses laços celebraram-se através de gestos simples, que pretenderam levar a quem os recebe um pouco da magia do Natal. Acreditamos que as nossas árvores de Natal, cheias de luzes e reluzentes enfeites, transmitem, a todos aqueles que a essas instituições recorrem, uma mensagem de esperança, por um futuro melhor.

Deixamos uma breve apresentação de cada uma das Instituições apoiadas este ano:

Fundação AMI

“A AMI foi fundada em 1984, com o Ser Humano no centro de todas as suas preocupações. Desde 1987, já atuou em 82 países do Mundo, tendo enviado centenas de voluntários e toneladas de ajuda (medicamentos e equipamento médico, alimentos, roupas, viaturas, geradores, etc.). Na área internacional, a AMI desenvolve três grandes tipos de intervenções, designadamente, Missões de Emergência, Missões de Desenvolvimento com equipas expatriadas e Projetos Internacionais em Parceria com Organizações Locais (PIPOL), procurando adequar a sua atuação às características e necessidades do contexto, assumindo para tal uma intervenção faseada, tendo sempre como fim último, a sustentabilidade do processo de desenvolvimento.

A partir de 1994, consciente da realidade vivida em Portugal, a AMI alargou a sua área de atuação, visando minimizar os efeitos dos fenómenos da pobreza e da exclusão social em território nacional. Deste modo, dispõe atualmente de 15 Equipamentos e Respostas Sociais no país, nomeadamente 9 Centros Porta Amiga (Lisboa – Olaias e Chelas, Porto, Almada, Cascais, Funchal, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Angra do Heroísmo); 2 Abrigos Noturnos (Lisboa e Porto); 2 Equipas de Rua (Lisboa e Vila Nova de Gaia/Porto); 1 Serviço de Apoio Domiciliário (Lisboa) e 1 polo de receção de alimentos (Porto).

Uma terceira vertente do trabalho da AMI é a promoção de uma cidadania ativa na área do associativismo, formação ou ambiente, promovendo a participação ativa de jovens e adultos em projetos concretos”.

Saiba mais em: https://ami.org.pt/a-ami/

Fundação do Gil

“Desde 1999 que dedicamos a nossa acção, actividades e projectos ao bem-estar global das crianças, numa atitude pioneira no desenvolvimento de projectos de saúde pediátrica e reintegração social.

É apostando na inovação social que criamos ondas de mudança para muitas crianças com fragilidades clínicas, sociais e psicoemocionais. Só assim podemos abrir caminho para o desenvolvimento de cada criança, partindo à descoberta de novas soluções e envolvendo cada vez mais adultos e crianças, pais e filhos, Estado, empresas e particulares, numa corrente positiva, numa onda de mudança, onde todos podem aspirar a inspirar o próximo.

A Fundação do Gil é feita de pequenas gotas. Tal como a maior das ondas”.

Saiba mais em: https://fundacaodogil.pt/

“A missão da Make-A-Wish é a realização de desejos a crianças e jovens, dos 3 aos 17 anos, em todo o território nacional, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, proporcionando-lhes um momento de força, alegria e esperança. A Make-A-Wish trabalha com o intuito de possibilitar a maior alegria possível no cumprimento da sua missão, tentando desta forma ir sempre ao encontro da forma de pensar e sentir das crianças, concedendo um desejo a cada criança elegível. Acreditando no poder transformador da realização de um desejo, alia aquele que é o trabalho da Make-A-Wish® com a criatividade de cada criança/jovem, enriquecendo de emoções e recordações positivas todas as partes envolvidas.

Para uma criança que se encontra gravemente doente, a realização do seu desejo, tem o poder de impulsionar a esperança, e a esperança é o valor mais precioso que se pode proporcionar”.

Saiba mais em: https://makeawish.pt/

“Somos uma organização portuguesa sem fins lucrativos com o objetivo de promover, de forma contínua, o bem-estar de crianças, jovens e adultos através de três programas distintos: Sonhos Transformadores, Oficina do Sonho e WeGuide.

Somos cuidadores que acreditam não haver impossíveis e facilitamos todas as dimensões do bem-estar e da saúde – mental, física, emocional, relacional e espiritual.

Através destes programas, acompanhamos, cuidamos e capacitamos pessoas, famílias, cuidadores e profissionais de saúde. Queremos ajudar quem está mais vulnerável, seja uma criança com uma doença grave, um jovem em acolhimento longe da sua família de origem, ou um adulto com doença crónica.

Para nós, sucesso significa impacto. E impacto representa uma melhoria no bem-estar de quem acompanhamos. Somos uma associação profissional composta por colaboradores, voluntários, doadores, investidores sociais, parceiros e por uma comunidade de pessoas comprometidas que, de forma orgânica, amplificam e comunicam o nosso trabalho de terreno”.

Saiba mais: https://terradossonhos.org/a-terra-dos-sonhos

Instituição pertencente à Venerável Ordem Terceira Franciscana que se dedica a idosas, situada no Campo Grande, Lisboa, com uma lotação máxima de 51 pessoas.

“É uma associação humanista, que tem no centro da sua ação o valor da vida. Orientámos a nossa intervenção para o começo da vida, que traduzimos no apoio a recém-nascidos e às suas famílias enquanto núcleo natural e fundamental da nossa sociedade. Investimos, por isso, na formação dos nossos recursos humanos mas também dos pais para que em conjunto possamos contribuir para a qualidade de vida e bem-estar das nossas famílias.

Com 30 anos de existência a Associação continua a apostar na Inovação e Criatividade, repensando a sua forma de atuação em conjunto com os seus recursos e também em colaboração com outras Instituições parceiras, valorizando as competências e criatividade internas, mas também sinergias das parcerias firmadas. Pretendemos sempre encontrar novas e melhores formas de resposta às questões sociais com que nos confrontamos. Foi assim que surgiu o Projeto Apoio Domiciliário.

Foram também preocupações de justiça social e de uma mais equitativa distribuição da riqueza que deram origem à constituição da Associação, valores estes que continuam a ser hoje os princípios orientadores do apoio que disponibilizamos diariamente.

Procuramos desenvolver a nossa acção de forma sustentável, isto é, garantindo a viabilidade financeira da Instituição razão pela qual desenvolvemos uma forte estratégia de angariação de fundos a par do nosso plano de atividades”.

Saiba mais em: https://bancodobebe.org/sobre-nos/

A Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, sedeada no antigo Convento dos Cardaes e Instituição Particular de Solidariedade Social, nasceu em 1847 e dedica-se ao acolhimento de pessoas com necessidades especiais, incluindo cegueira.

“Somos uma equipa de Irmãs Dominicanas, técnicas(os), auxiliares e voluntárias(os) que dedicam o seu dia-a-dia a estas “meninas” que, certamente, seriam abandonadas ou marginalizadas.

Acolhemos jovens e adultas em lar residencial que encontram na Associação a sua única casa e família.

Queremos dar-lhes condições que levem à alegria de viver com dignidade, bem-estar, autonomia, reabilitação, integração social e humanização”.

Saiba mais em: https://www.conventodoscardaes.com/

É bom ter clientes e parceiros solidários

Partilhamos as duas árvores de Natal naturais que, como referido pelo IPO “trouxeram cor e luz à zona, do Pavilhão Central e do Parque Infantil, onde as crianças e jovens aguardam as consultas e tratamentos. Uma oferta da EDP Portugal, que o Horto do Campo Grande apoiou fornecendo árvores com maior altura, para que a magia chegasse ainda mais longe e que a equipa de Natal decorou com muito carinho e dedicação.

Porque a solidariedade também faz magia!

© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande

PME Líder, PME Excelência