Entre os dias 4 e 6 de Julho, a costa de Cascais voltou a ser cenário de excelência para mais uma edição do Mirpuri Foundation Sailing Trophy, que já se afirmou como uma das mais prestigiadas competições de vela da Europa. Organizada pela Fundação Mirpuri em parceria com o Clube Naval de Cascais e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. A sexta edição do evento reuniu centenas de participantes (velejadores) e embarcações de topo, numa iniciativa onde o desporto de alta competição está de mãos dadas com a sensibilização ambiental.
Com mais de 150 barcos e velejadores oriundos de 18 países, a regata reafirmou a sua dimensão internacional e o seu compromisso com a sustentabilidade. O momento alto da cerimónia de encerramento foi a entrega do Perpetual Mirpuri Foundation Sailing Trophy às embarcações mais rápidas em tempo real nas classes de cruzeiro: Racing for the Planet, comandada por Bernardo Freitas (ORC), e Green Eyes, de Carlos Mirpuri (NHC), viram os seus nomes gravados na história do troféu, ao lado de anteriores campeões.
O pódio da edição de 2025 destacou nomes consagrados e jovens promessas da vela, com vitórias em classes como TP52, SB20, Snipe, J70, Optimist e outras. A diversidade dos vencedores e a competitividade das provas sublinham o espírito do evento: a celebração da vela onde todas as gerações são chamadas a bordo.
A regata foi também palco da consagração dos novos campeões mundiais de TP52, com a vitória do Quantum Racing, reforçando o prestígio internacional da prova.
Para além da vertente desportiva, o Mirpuri Foundation Sailing Trophy manteve o seu papel de referência na promoção da sustentabilidade. Através do Mirpuri Foundation Conservation Forum, realizado na Marina de Cascais, o evento promoveu o debate em torno do papel do turismo e da aviação na conservação ambiental, reunindo especialistas de todo o mundo.
Durante a cerimónia de encerramento, foi entregue o Mirpuri Foundation Ocean Award 2025 à CORDAP – Coral Research & Development Accelerator Platform, pelo seu trabalho inovador na formação de especialistas em restauro de recifes de coral. O prémio, no valor de 10 mil euros, apoiará a formação de profissionais de países em desenvolvimento, como Moçambique, contribuindo para a protecção de ecossistemas marinhos em risco.
Natureza a bordo, com o Horto do Campo Grande
Uma intervenção pensada para valorizar os espaços e reforçar os princípios ambientais que orientam a iniciativa. À semelhança dos anos anteriores, as plantas estiveram presentes em zonas-chave da Marina e do recinto do evento, desenhando percursos verdes, criando zonas de descanso e oferecendo sombras pontuais em áreas de maior exposição solar.
Para além do impacto visual, as espécies vegetais seleccionadas cumpriram um papel funcional no conforto dos visitantes e participantes. Contribuíram para regular a temperatura ambiente, promover uma atmosfera mais natural, agradável e saudável.

Fotografias © Mirpuri Foundation Sailing Trophy
© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande